AGENDA APP em foco Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Ferrovia Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP Clipping CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

10,4 milhões de euros para projecto liderado por investigadora portuguesa

É a primeira vez que um investigador português na área das Humanidades recebe uma bolsa ERC Synergy. O objetivo do projeto é estudar impacto da vida marinha nas sociedades humanas.

O Conselho Europeu de Investigação Europeu (ERC) atribuiu uma bolsa no valor de 10,4 milhões de euros a um projeto liderado por uma investigadora portuguesa da Universidade Nova de Lisboa (UNL). É a primeira vez que uma investigadora (ou investigador) portuguesa da área das Humanidades recebe uma bolsa ERC Synergy.

 

ONLINE, A 16 DE OUTUBRO

5.º Encontro GelAvista

O 5º Encontro GelAvista será já no dia 16 de outubro. Desta vez em formato online, terá início pelas 16H (UTC 01:00), e 15H nos Açores e Madeira.

Este ano o Encontro GelAvista é dedicado aos Açores e nele vão ser apresentados, por videoconferência, os resultados mais recentes do programa GelAvista, obtidos a partir da informação enviada voluntariamente pelos cidadãos sobre as medusas e outras espécies gelatinosas que ocorrem em Portugal.

MINISTRO DO MAR:

Pradarias marinhas necessitam de mais investigação científica

"É preciso estimular a ciência a preencher as lacunas de conhecimento ainda existentes sobre as pradarias marinhas, os mangais, as zonas húmidas e outros ecossistemas fulcrais para a vida marinha, que precisam de preservação especial, e que são também sumidouros naturais de dióxido de carbono”, defendeu esta quarta-feira, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na mesa redonda “Build Back Bluer: the Plan for 2020-2021”, organizada pelos Emirados Arábes Unidos, no contexto da Assembleia Geral da ONU e da Cimeira da Biodiversidade das Nações Unidas.

Vida em Marte ligada às salinas de Aveiro

Um cientista português que lidera uma unidade de astrobiologia em Macau disse à Lusa que está envolvido em projetos para descobrir vida em Marte, uma missão com paragens previstas em Cabo Verde e nas salinas de Aveiro.

“Temos atualmente saídas de campo, recolhas de amostras programadas para cabo verde, interior da china, salinas em Aveiro, salinas que existem no interior de Espanha, porque todas elas têm condições que são extremamente interessantes e bastante úteis para o estudo de Marte”, salientou o responsável pela unidade de astrobiologia do Laboratório de Referência do Estado para a Ciência Lunar e Planetária da MUST.

A Terra primitiva pode ter sido um mundo de água

A Terra primitiva, lar das primeiras formas de vida do planeta, pode ter estado completamente coberta de água, de acordo com um novo estudo.

Publicado na revista científica Nature Geoscience, aproveita uma peculiaridade da química hidrotermal para sugerir que a superfície da Terra estaria completamente coberta por um oceano há 3.200 milhões de anos.

Descobertos jardins de corais em misteriosos desfiladeiros subaquáticos

Uma equipa de cientistas encontrou jardins de corais no fundo do mar, durante uma expedição oceânica de um mês na costa do sudoeste da Austrália.

A equipa de investigadores da Universidade da Austrália Ocidental (UWA) explorou áreas nunca antes vistas do desfiladeiro submarino de Bremer, com a ajuda de um veículo operado remotamente apelidado de SuBastian.

Secretário do Mar e directora regional da Madeira enaltecem qualidade do trabalho científico do Centro de Ciências do Mar

A investigação a partir de uma abordagem “integradora e holística” que é desenvolvida pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), mereceu as melhores referências do secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, e da directora regional do Mar, Mafalda Freitas, no final de uma visita que ambos realizaram às instalações daquele Centro, instalado na Quinta do Lorde Marina, no Caniçal, dirigido pelo investigador principal João Canning Clode.

Comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos revisto por investigadores da Universidade de Évora

Os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UE) da Universidade de Évora (UÉ), Filipe Banha e Pedro Anastácio, integraram uma equipa de investigadores que reviu o conhecimento sobre comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos, utilizando como objecto de estudo lagostins e peixes-zebra, espécies que têm uma considerável homologia genética, fisiológica e comportamental com mamíferos.

Comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos revisto por investigadores da Universidade de Évora

Os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UE) da Universidade de Évora (UÉ), Filipe Banha e Pedro Anastácio, integraram uma equipa de investigadores que reviu o conhecimento sobre comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos, utilizando como objecto de estudo lagostins e peixes-zebra, espécies que têm uma considerável homologia genética, fisiológica e comportamental com mamíferos.

Navio oceanográfico regressa após oito meses de período de manutenção

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I retoma a atividade operacional com um treino assistido, até 22 de maio ao largo de Sesimbra. O regresso acontece após um período de 8 meses no qual o navio esteve em manutenção e reparação.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Paquete largando do Funchal | João Gaspar de Jesus

Paquete largando do Funchal | João Gaspar de Jesus

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory