AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

AVEIRO

Os 4,9 milhões do Ecomare geraram 7,8 milhões milhões de euros

O investimento de 4,9 milhões de euros aplicado na construção do ECOMARE, um equipamento que inclui um Centro de Extensão e de Pesquisa Ambiental e Marinha e uma Unidade de Pesquisa e Recuperação de Animais Marinhos, conseguiu nos dois primeiros anos de funcionamento, captar 7,8 milhões de euros para financiar 29 projectos de investigação que não era possível executar no campus da Universidade de Aveiro (UA).

Universidade de Aveiro desenvolve «detective» de bivalves

Através de uma simples análise química das conchas e dos tecidos dos bivalves, uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) descobriu ser possível confirmar exatamente a origem geográfica dos organismos comercializados. O teste, de forma rápida, barata e segura, promete facilitar o combate ao comércio ilegal que anualmente coloca no mercado mundial milhões de toneladas de bivalves com risco para a saúde pública. Na Galiza, onde estão alguns dos maiores produtores de bivalves, já estão de olho no ‘detective’ de bivalves da UA.

AÇORES

Governo autoriza 5,2 milhões de euros para entidade promotora do AIR Centre

Foi publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros que autoriza a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) “a criar ou a participar na criação da entidade de direito privado que tenha por fim a criação, instalação e funcionamento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre, bem como a realizar a respectiva despesa”.

A despesa autorizada para a criação e funcionamento de tal entidade ascende, no período de 2018 a 2023, a 5.254.040 euros, no quadro do faseamento previsto da Resolução do Conselho de Ministros: 350 mil euros em 2018, 700 mil em 2019, 1.020.000 em 2020, 1.040.400 em 2021, 1.061.208 em 2022 e 1.082.432 em 2023. A mesma, porém, deverá ser extinta quando for criado o Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre, que o Governo quer ver formalizado até 2020 e a funcionar de forma coordenada com o Observatório do Atlântico.

Cientistas aconselham UE sobre uso do mar

O grupo de aconselhamento científico da União Europeia (UE), designado Scientific Advice Mechanism (SAM), apresentou há dias as conclusões de um estudo sobre como podemos obter mais alimentos e biomassa a partir dos oceanos sem privar as gerações futuras dos benefícios dos mares.

Maersk avança com impressão 3D a bordo dos seus navios

A impressão 3D tem sido apontada como um fenónemo que poderá revolucionar o sector dos transportes e da logística e eis que a Maersk aparece a dar o exemplo: O grupo dinamarquês – através dos seus membros Maersk Line, Maersk Tankers e Maersk Drilling – faz parte de um consórcio (denominado Green Ship) que está a desenvolver um projecto-piloto que recorre à impressão 3D de peças sobressalentes nos seus navios e nas suas plataformas offshore.

MADEIRA

Robôs subaquáticos são mais-valia

A Administração dos Portos da Madeira, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e o Observatório Oceânico da Madeira apresentaram os robôs subaquáticos autónomos que têm como missão a recolha de dados sobre os fundos marinhos, um trabalho que têm desenvolvido ao longo desta última semana nos mares da Madeira.

Submarino autónomo testado em Lisboa para reforçar segurança nos portos europeus

Um veículo submarino autónomo (VSA), desenvolvido por uma equipa de investigadores ingleses, foi testado no Porto de Lisboa e tem como objetivo reforçar a segurança através de um equipamento de baixos custos.

SEA FOR SOCIETY - UM MAR PARA A SOCIEDADE

Resultados das consultas portuguesas a jovens e partes interessadas

Conheça os resultados das consultas portuguesas a jovens e partes interessadas, efectuadas no ano que agora termina no âmbito do projecto “Sea for Society – Um Mar para a Sociedade”.
Dados disponibilizados pelo CIÊNCIA VIVA.

Um pequeno robot para começar a explorar o oceano

O Ziphius, desenvolvido em Portugal, deverá ser posto à venda em Março do próximo ano, sobretudo com o mercado dos EUA como alvo. Por fora é um barco telecomandado, por dentro é um computador.

Golfinhos usam «assobios» para dar nome aos companheiros, diz estudo

Os golfinhos da espécie nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) usam um tipo de assobio ou apito para identificar os seus companheiros, de forma semelhante à dos humanos, ao darem nomes às pessoas. É o que aponta um estudo feito pela Universidade de St. Andrews, na Escócia. Os resultados foram publicados na revista científica "Proceedings of the Natural Academy of Sciences".

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory