AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

ATÉ DOMINGO

Vela, Exposições e visitas às Gares no Porto de Lisboa

Este fim de semana, o Porto de Lisboa tem um programa animado, com diferentes iniciativas desportivas e culturais, que decorrem até domingo, dia 29 de setembro, com uma exposição no Arquivo do Barreiro, que se prolonga até 8 de novembro.

As Jornadas Europeias do Património 2019, subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”, começaram dia 27 e terminam a 29 de setembro e o Porto de Lisboa irá, mais uma vez, associar-se a esta iniciativa, através da realização da exposição de fotografia “Do Vasto e Belo Porto de Lisboa”, em colaboração com a Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.

A 28 DE SETEMBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Festa dos Bacalhoeiros 2019

O Museu Marítimo de Ílhavo promove a 3.ª edição da Festa dos Bacalhoeiros, um encontro entre gerações de homens de todo o país que andaram ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte. Entre recordações e relatos de vivências, o programa inclui visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, performances teatral e musical e um almoço convívio.

Catálogo online do acervo documental dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra já se encontra online

já se encontra disponível online o catálogo do acervo documental dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra. Este portal agregador de conteúdos permite a pesquisa e o acesso através de um único interface à informação dos acervos arquivístico  e bibliográfico dos três portos.

 

 

8 DE AGOSTO

82.º Aniversário Museu Marítimo de Ílhavo

Esta quinta-feira, 8 de Agosto, o Museu Marítimo de Ílhavo celebra o 82.º aniversário da sua fundação, que ocorreu em 1937. Neste dia, a entrada é gratuita no MMI e o público terá múltiplas razões para visitá-lo, com visitas guiadas, uma visita especial às Reservas e a visita Mergulhardor por Um Dia. Aproveitando, da melhor forma, o contexto do Festival do Bacalhau (que decorre de 7 a 11 de agosto) e a maior afluência de turistas em época balnear, de 8 a 11 de agosto, haverá transporte público gratuito entre as praias da Barra e da Costa Nova, com passagem pelo Navio-Museu Santo André e paragem no Museu Marítimo de Ílhavo.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | A 27 E 28 DE JULHO

Visitas à Bolina de Julho: botas de couro

Em Julho, o destaque das Visitas à Bolina são as botas de couro. No último fim de semana de cada mês, convidam-se todos a visitar o Museu Marítimo de Ílhavo através do olhar de um mediador, que dará a conhecer um pouco melhor as coleções expostas, sala a sala. Ao longo da visita, dá-se destaque a uma peça, colecção ou parte do edifício, numa descoberta conjunta entre visitantes e guia.

Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra inaugurado no Barreiro

As ministras do Mar e da Cultura inauguraram esta segunda-feira, 24 de Junho, no Barreiro, o novo Centro de Documentação dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, um investimento de 300 mil euros, que reúne um acervo documental desde os Descobrimentos à actualidade.

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra presente na Exposição «A Cidade dos Arquivos»

Decorreu no dia 15 de Junho a inauguração da exposição “A Cidade dos Arquivos” que estará patente até 22 de junho na PADA Studios, galeria de arte localizada na Baía do Tejo, no Barreiro, local que congrega vários arquivos - Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Ephemera, Espaço Memória do Município do Barreiro e Fundação Amélia de Mello — arquivos que concentram um vasto número de documentos e artefactos essenciais para compreendermos a história de Portugal, e não só, no século XX.

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra presente na Exposição «A Cidade dos Arquivos»

A exposição “A Cidade dos Arquivos” estará patente de 15 a 22 de junho próximos na PADA Studios, galeria de arte localizada na Baía do Tejo, no Barreiro, local que congrega vários arquivos - Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, Ephemera, Espaço Memória do Município do Barreiro e Fundação Amélia de Mello — que concentram um vasto número de documentos e artefactos essenciais para compreendermos a história de Portugal, e não só, no século XX.

DE 17 A 19 DE MAIO

Dia Internacional dos Museus no Museu Marítimo de Ílhavo

Ancorado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, de 17 a 19 de maio, o MMI reforça a sua abertura à comunidade e mostra que está vivo, com um programa diverso e dois dias de entrada livre. A celebração começa com a performance de Maria Gil, “Mulheres em terra, homens no mar”, baseada na recolha de testemunhos de mulheres ilhavenses.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

5.º Concurso de Modelismo Náutico

Instituído em 2011, com uma periodicidade bienal, o Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) tem como objetivo promover a cultura náutica e consolidar o projeto sociocultural do Museu. O 5º concurso é subordinado à temática “Navios Bacalhoeiros de Arrasto Lateral”, e tem como o prazo limite de inscrição o dia 29 de março de 2019.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory