AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

21 DE MARÇO

Dia Mundial da Água 2020 no Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Mundial da Água com um programa que incidirá sobre pedagogia ambiental e consciencialização ecológica, tendo como premissa “Que Água para o futuro?”.

FIGUEIRA DA FOZ

Museu do Mar poderá ser instalado no Cabo Mondego

O Presidente da Junta de Buarcos e São Julião, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, revelou: “Játive uma boa novidade; o presidente da câmara disse que já tem um local”. Carlos Monteiro, acrescentou o autarca buarcosense, numa tertúlia pública em que participava, avançou com a hipótese de a autarquia instalar o ambicionado equipamento nas instalações da antiga fábrica de cal hidráulica do Cabo Mondego.

ÍLHAVO

Requalificação do Navio-Museu Santo André adjudicada por 486 mil euros

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a adjudicação dos serviços de beneficiação e reparação do Navio-Museu Santo André, polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, pelo valor de 485.500 euros.

A primeira fase da reabilitação do Navio-Museu, com um prazo de execução de 3 meses, tem como objectivo garantir a sua manutenção, requalificação e melhoria das condições de segurança para as visitas.

Unidades Culturais da Marinha receberam mais de 320 mil visitantes

As Unidades Culturais da Marinha registaram um total de 328917 visitantes no ano de 2019, o que representa um aumento de 3,6% em relação ao ano de 2018. Contribuíram para este número de visitantes o Aquário Vasco da Gama, a Biblioteca Central de Marinha, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Museu de Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian.

Centro de Mar do navio Gil Eannes acolhe Museu Virtual da Memória Marítima

O Centro de Mar, valência instalada a bordo do navio hospital Gil Eannes, está a sofrer uma empreitada de refuncionalização para acolher o novo Museu Virtual da Memória Marítima, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do município (quadriénio 2017-2021).

Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

O acervo documental do Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra integra documentos datados desde o século XIX à atualidade (fotografias, publicações), respeitantes à actividade dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.

Trata-se de documentos únicos que perduraram ao longo dos tempos e que nos permitem conhecer a evolução da atividade portuária e da frente ribeirinha dos estuários do Tejo e do Sado.

Museu de Marinha registou mais de 174 mil visitantes no ano 2019

O Museu de Marinha, em Lisboa, recebeu 174 898 pessoas no ano 2019. Este número representa um aumento de 2,5% em relação aos visitantes registados em 2018.

A atividade do Museu de Marinha incluiu exposições temporárias em parceria com entidades externas, como a “Marinha do Tejo”, “A tradição marítima de Chipre” e “Lisboa está na moda”, visitas teatralizadas, concursos literários, assim como várias apresentações de livros e cerimónias das quais se destaca a cerimónia que marcou o arranque das comemorações do V Centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Noruega vai ter um museu semi-submerso para observação de baleias

No Norte da Noruega, o novo museu vai permitir a observação da passagem migratória de baleias a partir de um edifício camuflado pela natureza e semi-submerso. The Whale abre em 2022.

DOMINGO, DIA 17

Os novos ofícios: da pesca e da produção de sal à aquacultura

"Visita orientada Sentidos de Mar" à Algaplus, unidade local de produção de macroalgas e visita ao cais e bairro dos pescadores da Malhada.

DE 15 A 17 DE NOVEMBRO

Dia Nacional do Mar 2019 no Museu Marítimo de Ílhavo

Em 2019, o Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, é comemorado, pelo Museu Marítimo de Ílhavo, a 15, 16 e 17 de novembro, com várias iniciativas, sempre ancoradas nos temas de cultura marítima.

O destaque deste ano vai para “O Presente de César – Quem vai ao mar não voltará à terra”, uma peça do Teatro Viriato/CAEV, com encenação de Giacomo Scalisi e texto original de Sandro William Junqueira, um jantar com sobremesa de bacalhau com sabor a ficção… Os dramas vividos em família daqueles que partem para pescar um peixe em mares longínquos e os dramas daqueles que ficam. Tudo e todos unidos por um peixe: o Bacalhau.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Gaivotas na rede - Porto de Peniche

Gaivotas na rede - Porto de Peniche

Foto de DMA

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory