AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Comunidade Portuária e Logística de Sines integra projeto europeu de inovação nos transportes

A CPLS - Comunidade Portuária e Logística de Sines integra o projeto europeu PLANET (“Progress towards Federated Logistics through the Integration of TEN-T into a Global Trade Network”), um projeto de investigação e inovação em parceria com diversos stakeholders internacionais de transporte e logística.

PLANET é um projeto com duração de 36 meses, iniciado a 1 de junho de 2020, que pretende ir além dos estudos conhecidos sobre a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), demonstrando de forma rigorosa a utilização de tecnologias emergentes nos corredores de ligação China – UE – EUA.

APAT reage com agrado a pacote de 750 mil milhões da UE rumo a «logística mais verde»

A APAT reagiu com «muito agrado» ao anúncio de um pacote comunitário de 750 mil milhões de euros a ser lançado pela União Europeia para mitigar os efeitos da pandemia na economia dos países-membro e reactivar a aposta em investimentos mais digitais e ecológicos, em prol de uma união «mais solidária e global». Para a associação, este passo já tardava há muito, tendo sido « necessário uma pandemia para se perceber».

PÓS-COVID-19

APAT crente em nova era marcada por investimento em «melhores conectividades»

«Qualquer crise permite tirar lições e, com este anúncio, a UE mostrou que tirou lições e que vai fazer alterações. Acreditamos que se vai inaugurar uma nova era, para a qual pedimos mais investimento em melhores conectividades; forte apoio em tecnologia e indústria e uma economia assente na informação (data)», salienta ainda Nabo Martins, concluindo com uma ambição: «Certamente que os transitários portugueses farão parte desta nova era, começando desde já a trabalhar em propostas para aceder aos fundos anunciados».

Fórum Oceano reforça área do Empreendedorismo, Inovação e financiamento da Economia Azul

Rúben Eiras, anterior Director-geral da Política do Mar, iniciou a colaboração com a Fórum Oceano e será responsável por coordenar serviços e projectos nacionais e internacionais nas áreas do empreendedorismo, do investimento e financiamento da economia azul e da inovação empresarial e tecnológica.

AOPL denuncia contrato colectivo de trabalho «desajustado da realidade» com estivadores

A AOPL -Associação de Operadores do Porto de Lisboa informou dia 22 ter denunciado o contrato colectivo de trabalho com o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal.

Ao justificar a decisão, a AOPL argumenta que o «actual contrato colectivo está totalmente desajustado da realidade e é urgente adequar a organização e a regulação do trabalho portuário no Porto de Lisboa às novas exigências internacionais da operacionalidade». Até que um novo acordo seja alcançado, vigorará o actual, firmado em Outubro de 2016, com vigência até 13 de Outubro de 2022.

APAT mediu o pulso à confiança dos transitários

A APAT mediu o pulso à reacção das empresas transitárias à pandemia COVID-19, com o objectivo de «perceber de que forma os Transitários estavam a ‘dar a volta’ à questão COVID-19 e que expectativas tinham para futuro». No barómetro, a associação apurou que as empresas estão «relativamente optimistas» na recuperação da crise actual.

APAT

78,2% dos transitários adoptou o regime de teletrabalho para fazer face à pandemia

Tentando aferir «as maiores dificuldades e também o caminho a seguir sustentado na opinião e no saber fazer de quem está todos os dias nesta contenda que é a Logística e a cadeia de transportes», a APAT apurou que 95,5% afirma ter implementado um Plano de Contingência; 24,6% sentiu necessidade de recorrer ao Lay-off (essencialmente aqueles muito dedicados a um nicho de mercado que entretanto parou, nomeadamente o tráfego aéreo e em grande parte o rodoviário; explica a associação), e 78,2% adoptou o regime de teletrabalho.

ESPO:

Portos europeus «têm demonstrado o seu papel de infra-estruturas essenciais»

«Desde o início da crise do COVID-19, os portos da Europa vêm fazendo todos os possíveis para garantir a continuidade das suas operações e, portanto, a segurança do abastecimento. Os portos europeus activaram planos de contingência para garantir que permanecessem totalmente operacionais durante esta crise. Mais do que nunca, os portos europeus têm demonstrado o seu papel de infra-estruturas essenciais e críticas, desempenhando um papel crucial no fornecimento de bens necessários», declara a organização, ao delinear sugestões para o pós-COVID-19.

Isabelle Ryckbost (ESPO):

Portos serão «motores de crescimento na recuperação económica»

«Em todos os portos da Europa, o que agora é realmente necessário é a manutenção da operacionalidade e o cumprimento dos seus papéis críticos na cadeia de abastecimento. Os planos de contingência estão a funcionar bem. Posso afirmar que os portos europeus permanecem totalmente operacionais», declarou Isabelle Ryckbost na última comunicação da ESPO. Apesar dos esforços do presente estarem a ser bem sucedidos, torna-se «importante» preparar o pós-crise pandémica: as economias necessitam de um plano de recuperação.

Administração da APFF elogia a proatividade da Comunidade Portuária da Figueira da Foz na ativação do Plano de Contingência

Fátima Alves, Presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz, elogia a proatividade da comunidade portuária da Figueira da Foz, na ativação do plano de contingência do Porto Figueira da Foz
“As operações não têm parado, tem havido uma grande cooperação, e pro-atividade pela comunidade portuária da Figueira da Foz, no reforço de medidas de contenção e de sensibilização junto dos trabalhadores, estivadores e transportadores.”

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory