AGENDA APP em foco Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Ferrovia Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP Clipping CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

COM VÍDEO

Novo sistema vai controlar barcos que naveguem nos Açores

O sistema de controle de tráfego marítimo VTS poderá ser instalado nos Açores nos próximos anos. Trata-se de uma extensão do que já existe no Continente e tem como principal objectivo controlar e vigiar todas as embarcações que estiverem a operar nas águas dos Açores.


 

Açores lançam Portal do Ordenamento do Espaço Marítimo e geoportal sobre mar

O Governo Regional dos Açores acaba de lançar o portal do ordenamento do espaço marítimo dos Açores. E também o geoportal SigMar, um sistema de informação geográfica aplicado ao mar.

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Horta, que o processo de ordenamento do espaço marítimo dos Açores está a ser “exemplar”, acrescentando que o portal do ordenamento do espaço marítimo dos Açores, agora apresentado “será, talvez, o melhor portal de ordenamento marítimo que o País tem”.

CARTOGRAFIA

Ainda sabemos ler mapas?

Explorador, viajante, peleador, Portugal foi um dos mais prolíficos produtores de mapas da segunda metade do passado milénio. Muitos contam grandes epopeias, mas também histórias de manipulação política e jogos diplomáticos. Viagem à cartografia da Biblioteca Nacional.

Ilhas que apareceram e desapareceram nos Açores

Percorramos a história geológica do arquipélago dos Açores. Esconde muito mais do que aquilo que, à partida, poderíamos pensar que conhecíamos. Fazia ideia de que sete das ilhas do arquipélago se afundam e que, pelo contrário, as ilhas das Flores e de Santa Maria sofreram, já após a formação, processos de elevação?
E que duas ilhas açorianas existiram apenas por escassos meses? Uma delas, o banco D. João de Castro, localizado entre as ilhas Terceira e São Miguel, desapareceu ao fim de meio ano. E a ilha Sabrina, formada numa parte intrínseca de São Miguel, foi desmantelada em três meses. Vejamos o que se sabe hoje das ilhas que apareceram (incluindo as actuais nove) e desapareceram nos Açores.

AÇORES | COM VÍDEO

Procura de lixo marinho no Faial

Porto Pim, no Faial, serviu de ponto de partida a um novo projeto de deteção de lixo marinho através de satélites. Durante duas semanas, o ESA Plastics esteve a ser testado.
O obectivo é detetar todo o tipo de lixo, sobretudo plástico.

SAGRES

Sensores instalados no mar a 18 km da costa

Uma infraestrutura de observação oceanográfica, dotada de vários tipos de sensores, será instalada no mar, a 18,5 quilómetros a sul do porto da Baleeira, Sagres. O projeto tem características únicas e será desenvolvido pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), da Universidade do Algarve, no âmbito do projeto EMSO-PT - Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água.

Uma das maiores «cascatas» da Terra situa-se no fundo do mar

As Victoria Falls são a maior cascata da Terra e as Angel Falls a mais alta. No entanto, por mais impressionantes que possam parecer, estas duas maravilhas da natureza ficam muito aquém da verdadeira vencedora.

A maior e mais poderosa cascata da Terra é cercada por água e situa-se no oceano. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, a cascata – Canal de Faroe Ban – situa-se especificamente no Estreito da Dinamarca, que separa a Islândia da Gronelândia.

Segundo o EurekAlert, a água fria viaja do sul até encontrar uma mais quente, no mar de Irminger. A água com temperaturas mais baixas, sendo mais densa, afunda sob a água quente após uma queda no fundo do oceano que cria um fluxo descendente estimado em mais de 3,5 milhões de metros cúbicos por segundo.

Null Island, o minúsculo país atlântico que sem o sabermos já «visitámos»

À fértil imaginação humana devemos mundos, países e cidades ideadas de Shangri-La à Atlântida, do Reino de Preste João à aldeia de Macondo, do escritor Gabriel García Marques. Uma singularidade que inclui um ínfimo território no atlântico tropical, saído da imensa inteligência digital global. A Null Island não lhe falta mapa e bandeira, entre outros atributos:provavelmente o metro quadrado mais "visitado" do mundo.

População desconhece marcas que dão o zero hidrográfico nas cidades portuárias

As marcas de nivelamento usadas para medir altitudes a nível nacional, mas que em cidades e vilas portuárias também indicam o zero hidrográfico, uma referência utilizada para a previsão de altura das marés, são em geral desconhecidas da população.

Governo dos Açores considera prioritário alargar zona marítima de protecção permanente até às 200 milhas

O Governo Regional dos Açores, no âmbito de uma consulta pública da Comissão Europeia sobre restrições à igualdade de acesso às águas, do Regulamento da Política Comum de Pescas, considera “absolutamente prioritário” a existência de uma zona marítima de protecção permanente de 200 milhas no mar da Região.

O objectivo é “proporcionar uma discriminação positiva de acesso” aos recursos haliêuticos por parte da frota artesanal e das comunidades piscatórias açorianas, permitindo, simultaneamente, “preservar a economia local e dar cumprimento aos Tratados e à própria Política Comum de Pescas”, pontua o executivo açoriano.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Setúbal, a nascente

Porto de Setúbal, a nascente
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory