AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

A SAGRES PARTIU

Marcelo consolou os familiares dos marinheiros que vão nesta viagem «histórica e irrepetível»

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a viagem de circum-navegação do navio-escola Sagres é um momento "histórico, irrepetível e singular", e consolou os familiares dos marinheiros que estarão fora mais de um ano.

NAVIO-ESCOLA SAGRES

Uma família de nome Portugal despediu-se do barco que vai levar os «portugais» pelo mundo

Durante 371 dias, a Sagres espalhará a portugalidade pelo mundo seguindo aos passos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. 144 marinheiros despediram-se de familiares e amigos em Santa Apolónia. A família Portugal, avô e avó, mãe, irmã, mulher e filhas, vieram da Nazaré para dizerem “até já” ao marinheiro Wilson.

5 DE JANEIRO DE 2020

NRP Sagres inicia a grande viagem de volta ao mundo este domingo

O NRP Sagres vai iniciar a viagem de circum-navegação ao longo de 371 dias. O navio vai largar do Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, na manhã deste domingo, 5 de janeiro de 2020, e regressa a Lisboa no dia 10 de janeiro de 2021.

A Cerimónia de Largada do NRP Sagres será presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa e contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

TSF

NAVIO-ESCOLA SAGRES: Uma volta ao mundo para «medir a saúde do oceano»

O navio-escola Sagres, da Marinha Portuguesa, parte este domingo para uma volta ao mundo com a duração de mais de um ano. A viagem insere-se nas Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. O comandante do navio, Maurício Camilo falou à TSF sobre este desafio e revelou algumas curiosidades desta missão, que pela primeira vez tem uma componente científica.

NRP SAGRES

O navio mais condecorado da Marinha Portuguesa

O NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional.
Saiba mais sobre o NRP Sagres no site oficial do navio.
 

Bilhete de identidade do NRP SAGRES

O NRP Sagres é uma barca com gáveas partidas e mezena partida. O casco é de aço, sendo as chapas (10 mm) curvadas e soldadas nalguns pontos. O navio tem dez anteparas estanques dispondo quatro destas de seis portas estanques hidráulicas (comando local ou à distância) que garantem a estanqueidade entre compartimentos anexos.

Resolução do Conselho de Ministros aprova o PSOEM para as subdivisões Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida

Foi publicada, a 30 de Dezembro, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros que aprova Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM) para as subdivisões Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida.

Sargaço, a alga que alimenta o Atlântico Norte

“Não existe nada parecido noutro oceano”, diz o biólogo Brian Lapointe. “Não há nenhum outro sítio no planeta que sustente tamanha diversidade no meio do oceano e isso deve-se a esta alga.”

Brian refere-se a uma alga flutuante conhecida como sargaço, existente numa zona do Atlântico conhecida como Mar dos Sargaços. As fronteiras deste mar são vagas, definidas não por massas terrestres, mas por cinco grandes correntes que circulam em sentido horário em redor das Bermudas. Distantes de qualquer continente, as suas águas são pobres em nutrientes e, por conseguinte, excepcionalmente transparentes e azuis.

Lancha hidrográfica da Marinha em missão de caracterização do fundo do mar na costa algarvia

A lancha hidrográfica Andrómeda encontra-se desde o dia 7 de outubro a navegar ao longo da costa do Algarvia com o objetivo de contribuir para o mapeamento dos sedimentos marinhos e descrição da estrutura morfo-sedimentar do fundo marinho daquele local.

Primeiros resultados do trabalho das Forças Armadas na avaliação do estado de acessibilidade do Porto das Lajes

Do processamento dos dados recolhidos nos levantamentos hidrográficos realizados no dia 5 pela Brigada Hidrográfica, com recurso a sonar lateral e feixe simples, foi possível apurar que no interior do Porto se encontram 7 obstáculos submersos. A equipa de Fuzileiros com drones realizou a fotogrametria do Porto.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory