AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Em missão no arquipélago dos Açores

NRP D. Carlos I acrescenta mais 45 mil Km2 ao projeto do mapeamento do mar Português

O NRP D. Carlos I atracou no dia 19 de agosto em Ponta Delgada, encontrando-se em missão no Arquipélago dos Açores desde o dia 15 de julho. Durante esse período o navio hidrográfico da Marinha Portuguesa acrescentou mais de 45 mil km2 ao projeto do mapeamento do mar Português, o que equivale a mais de 6 milhões de campos de futebol.

Sabia que a Ilha Mais Remota do Mundo tem Nome Português?

Tristão da Cunha, é o nome – de origem portuguesa – da ilha mais remota do mundo. Localiza-se num arquipélago a Sul do Oceano Atlântico e pertence ao território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha.
O nome deriva do navegador português Tristão da Cunha, que descobriu a ilha em 1507. Contudo, devido às difíceis condições de acesso, o pioneiro português não conseguiu lá atracar. Segundo o Telegraph, foi apenas em 1700 que a ilha se tornou habitável, depois de três caçadores de baleias americanos lá atracarem, tornando-se nos primeiros membros fundadores da Ilha Tristão da Cunha.

Robert Ballard encontrou o Titanic em 1985. Agora, está à procura do avião de Amelia Earhart

Robert Ballard já encontrou o inafundável Titanic, o porta-aviões USS Yorktown perdido durante a Batalha de Midway e o famoso PT-109, barco-patrulha pilotado pelo então tenente John F. Kennedy, que se afundou no Mar de Salomão. Agora, tem uma nova missão. O explorador Robert Ballard vai viajar a 7 de agosto para Nikumaroro, ilha desabitada do Pacífico, para tentar resolver o mistério do desaparecimento da aviadora Amelia Earhart.

Bikini, atol antes de ser fato de banho

O paradisíaco Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall, um país da Micronésia, em pleno Oceano Pacífico. Por estar tão distante de zonas habitadas foi condenado a ser usado pelo exército norte-americano para realizar testes nucleares durante a Guerra Fria, nas décadas de 1940 e 1950.

Após evacuar os povos indígenas, o exército dos EUA estabeleceu-se ali para realizar 23 testes nucleares entre 1946 e 1958. Em causa estavam bombas de potência muito superior que as usadas nas terríveis explosões de Nagasaki e Hiroshima (Japão).

COM VÍDEO

Expedição Luso-Espanhola descobre novo jardim de corais moles nos Açores após erupção vulcânica

No âmbito da expedição científica Explosea2, foi descoberto um novo jardim de corais moles no mar dos Açores. Localizado entre 125 e 160 metros de profundidade, na zona dos Capelinhos na ilha do Faial, este novo jardim de corais moles é uma zona de elevada riqueza biológica.

É a primeira vez que uma expedição organizada por instituições espanholas e portuguesas localiza um jardim de corais moles em águas portuguesas e é o primeiro jardim de corais moles registado nos Açores.

Navio da Marinha inicia missão para aprofundar o conhecimento sobre o mar dos Açores

O NRP D. Carlos I largou a 12 de julho da Base Naval de Lisboa para uma missão no Arquipélago dos Açores que se prolongará até agosto. Esta missão tem por objetivos realizar levantamentos hidrográficos (LH) no âmbito do projeto de Mapeamento do Mar Português, reforçar o Dispositivo Naval Permanente na Zona Marítima dos Açores (ZMA), cooperar no âmbito técnico-científico com o Governo Regional e a Universidade dos Açores e colaborar com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) bem como com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto.

Implementação do Sistema «Costa Segura» concluída na costa portuguesa

Realizou-se esta quarta-feira a cerimónia de conclusão da implementação do Sistema “Costa Segura”, uma ferramenta de auxílio na promoção da segurança da navegação, apoio na condução de operações de busca e salvamento e ações de combate à poluição, permitindo complementarmente monitorizar a navegação.

Campanha oceanográfica EXPLOSEA2

Primeira parte concluída esta terça-feira

A primeira parte da campanha oceanográfica EXPLOSEA2, que procura explorar emissões de fluídos e mineralizações no fundo do mar, assim como os sistemas geológicos e biológicos associados, chega agora ao fim no Faial. Entre os dias 12 de junho e 2 de julho, no navio oceanográfico Sarmiento de Gamboa com o ROV Luso a bordo, foram percorridas aproximadamente 2500 milhas marítimas no Atlântico a norte do Arquipélago dos Açores.

GEOPORTAL NA WEB

Plano para a Aquicultura em Aguas de Transição

Visite o geoportal da aquicultura que permite a consulta da informação georreferenciada, apresentada nas sessões públicas do Plano para a Aquicultura em águas de Transição.

Navio hidrográfico da Marinha investiga mar da Madeira

O NRP Gago Coutinho encontra-se até 29 de maio na Região Autónoma da Madeira, no âmbito da missão SEDMAR Madeira 2019. No contexto do Mapeamento do Mar Português, o navio da Marinha está a realizar levantamentos hidrográficos, oceanográficos e geológicos, em especial na Zona Sul da Madeira, a Norte de Porto Santo e na navegação até às Selvagens, onde efetuará também a manutenção à boia ondógrafo que ali se encontra.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto do Funchal

Porto do Funchal
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory