AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Divulgado em Diário da República o novo Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro

Foi divulgado em Diário da República o novo Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (VND), que estabelece normas e procedimentos de uso da via fluvial, sob a jurisdição da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). O anterior regulamento datava de 1998.

Questões relacionadas com normas especiais, nomeadamente quanto à navegação em condições atmosféricas diversas como nevoeiro e tempestades, ou com regras da sinalização, foram anunciadas neste regulamento de forma a serem cumpridas por todos os operadores que atravessem esta área fluvial.

ENTREVISTA À MINISTRA DO MAR

Portugal está a posicionar-se no grupo líder de países que defendem uma economia azul competitiva e sustentável

EM ENTREVISTA AO "PAÍS POSITIVO", A MINISTRA DO MAR, ANA PAULA VITORINO, EXPLICA OS EIXOS ESTRATÉGICOS PARA POTENCIAR A ECONOMIA DO MAR.

AÇORES

Vasco Cordeiro destaca importância do transporte marítimo para o fomento da coesão regional e criação de um «mercado interno»

O Presidente do Governo Regional dos Açores destacou, no Faial, a importância do transporte marítimo de passageiros e de viaturas, incluindo carga rodada, enquanto fomento da coesão regional, de criação de “um autêntico mercado interno”, salientando os resultados já alcançados e o potencial futuro da opção estratégica que foi tomada pelo Governo dos Açores nesta área.

FIGUEIRA DA FOZ

Plano estratégico para preservar zona do Salgado

Um conjunto de entidades reuniu na Incubadora de Empresas, numa iniciativa da Câmara Municipal e conselho consultivo da Associação de Produtores de Sal da Figueira, «para reflectir sobre temas como os acessos à zona do salgado, a preservação do ecossistema, como manter a tradição de produção artesanal de sal, sem perder de vista a modernidade». Mas a forma como se pode aligeirar a actividade do marnoto, «uma profissão pesada», também esteve em cima da mesa, explica Margarida Perrolas.

Marinha Portuguesa presente na 5.ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A Marinha Portuguesa vai estar presente na 5ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, que se realiza em Lisboa, no dia 15 de outubro. A sua equipa de recrutamento estará presente com o objectivo de apresentar as carreiras marítimas na Marinha, informando e orientando candidaturas.
 

CONSELHO DE MINISTROS APROVA SEGURANÇA PRIVADA ARMADA A BORDO DE NAVIOS

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros o decreto-lei que aprova o regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada armada a bordo de navios que arvorem bandeira portuguesa e que atravessem áreas de alto risco de pirataria.

A necessidade deste regime prende-se com a circunstância de a pirataria ter um impacto significativo na segurança de pessoas e bens e no transporte marítimo do qual depende 90% do comércio mundial, pelo que a aprovação deste diploma visa garantir a segurança das pessoas e bens embarcados a bordo dos navios de bandeira portuguesa e, dessa forma, promover a competitividade do setor marítimo nacional.

Biotecnologia azul

A vida marinha adaptou-se para sobreviver nas condições ambientais extremas próprias dos oceanos. A biotecnologia azul pretende explorar e aproveitar a diversidade de organismos marinhos daí resultante para desenvolver novos produtos.

A exploração da biodiversidade marinha poderá permitir-nos desenvolver novos produtos farmacêuticos ou enzimas industriais capazes de suportar condições extremas e que, por essa razão, teriam um alto valor económico. A longo prazo, espera-se que o setor crie emprego altamente qualificado e oportunidades significativas a jusante.

Sector da Pedra utiliza cada vez mais o Porto de Leixões

De janeiro a maio de 2019, o Porto de Leixões expediu mais de 117 mil toneladas de pedra, um valor que reflete um aumento significativo face às quase 124 mil toneladas enviadas através deste porto no ano de 2018.

Os dados foram divulgados pela Administração dos Portos Leixões e Viana do Castelo (APDL) e estão integrados no balanço do primeiro semestre de 2019 do Porto de Leixões, que registou um movimento de 9,5 milhões de toneladas neste período.

PORTO DE SETÚBAL INVESTE 1,2 MILHÕES PARA MELHORAR INFRAESTRUTURAS

O Porto de Setúbal vai investir 1,2 milhões de euros na ampliação e melhoria de diversas infraestruturas de apoio às suas operações. Esta obra, que teve início segunda-feira, dia 19, e deve estar concluída até ao final do ano, vai possibilitar, entre outras melhorias, a criação de mais 83 lugares de espera e estacionamento, junto aos Terminais Multiusos Zona 2 e Roll-On Roll-Off.

A obra prevê o aumento da capacidade atual do parque de espera de pesados no Terminal TMS 2 de 17 para 61 lugares e do estacionamento de ligeiros de 48 para 87 lugares, dividido em dois parques. Também a portaria do terminal “Ro-Ro – Coelho da Mota” atualmente de carácter provisório, será demolida e substituída por nova portaria e edifício de apoio.

 

Nova geração de certificados electrónicos para o Mar ganha escala

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), organismo sob a tutela do Ministério do Mar, tem vindo a acelerar a adopção dos certificados electrónicos como output dos seus processos, todos eles resultantes de pedidos dos seus clientes realizados on-line no Balcão Eletrónico do Mar (BMar).

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Mar, Luz e Cor | Jorge Alves

Mar, Luz e Cor | Jorge Alves

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory