AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

MIGUEL MARQUES

A ala azul da linha da frente

Embora discreta, existe uma forte "Ala Azul" que está na linha da frente do combate aos impactos sanitários, económicos e sociais da pandemia, utilizando o mar, os rios e os lagos para garantirem um presente e um futuro a Portugal.

POR PEDRO GALVEIA

Covid-19 e o transporte marítimo

O impacto desta pandemia no transporte marítimo atingiu, e continua a atingir, várias vertentes. O transporte de passageiros em navios de cruzeiro foi severamente afetado, levando alguns países a bloquearem por completo a acostagem destas cidades flutuantes, sendo registados casos realmente preocupantes por todo o mundo. Com o desenrolar das atividades a nível mundial, o congestionamento portuário pode surgir em vários pontos do globo, fruto da falta de trabalhadores, de serviços, ou de equipamentos. As cadeias de abastecimento, procuram a todo o custo novas formas de se erguerem e conseguirem funcionar, transportando os bens necessários à sobrevivência, mas também ao consumo.

POR CARLOS OLIVEIRA

Nos portos portugueses hoje

Pelos portos passa a grande maioria das mercadorias que circulam no planeta!
Como poderá fazer-se a sua movimentação, com todas as restrições que hoje se verificam na maior parte dos países?
O que seria da carga e descarga de mercadorias nos portos portugueses se hoje mantivessemos os mesmos procedimentos de há alguns anos atrás?

POR NABO MARTINS, PRESIDENTE DA APAT

Vai ser difícil voltarmos ao «anteontem»

A logística já de si é bastante complexa, nomeadamente quando envolve os vários modos de transporte. Estes por sua vez têm características próprias, nomeadamente nas suas regras, competências, características e até documentação utilizada.

Até há 2 meses podíamos talvez dizer que o transporte marítimo tinha pela frente vários desafios, entre os quais podíamos identificar a Sustentabilidade, o e-Commerce, a Mão de obra versus Tecnologia e a Digitalização, entre outros, ou seja estávamos basicamente a falar de uma revolução na área dos transportes, até porque estas áreas seriam concomitantemente extensíveis aos restantes modos de transporte. (...)

OPINIÃO | POR LUÍS SOUSA

Portos sólidos numa economia difícil

(...) Seguramente a pandemia Corona Vírus exigirá um fluxo de mercadorias mais específico, eventualmente mais enquadrado numa ótica de serviço público do que comercial, que face ao desenrolar do contexto que se deseja ser de maior controlo da situação, será feito já num panorama de gestão eficiente das cadeias logísticas, onde o transporte marítimo tem um papel muito importante a desempenhar. Assim a procura de serviços Portuários no domínio do fluxo de mercadorias, poderá não sofrer uma flutuação vertiginosa e inédita, passando com alguma naturalidade por uma recessão de todo gerível. (...)

POR FÁTIMA LOPES ALVES, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA APA, S.A.

10 ANOS DO RAMAL FERROVIÁRIO DO PORTO DE AVEIRO | Obra ímpar, um exemplo a seguir em novos projectos

Esta sexta-feira, 27 de Março de 2020, celebrámos efeméride de obra que concretizou anseios de antanho da comunidade portuária aveirense, dos aveirenses em geral, com reflexos assumidamente positivos no pulsar económico da Região e do País.

O sonho de décadas concretizou-se, nesse dia, graças ao empenho de muitos, numa mobilização ímpar e bem-sucedida de vontades, liderada, no que reporta à tutela, pela Eng. Ana Paula Vitorino, ao tempo Secretária de Estado dos Transportes, sendo Presidente do Porto de Aveiro o Eng. José Luís Cacho.

 

JOSÉ LUÍS CACHO:

As potencialidades do Porto de Sines

Em artigo de opinião intitulado ‘As potencialidades do Porto de Sines’, publicado no portal da ADFERSIT, José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, elencou as armas estratégias do porto alentejano para fazer face aos novos desafios logísticos e competitivos do sector marítimo-portuário. Os investimentos alinham-se no horizonte e prometem catapultar o porto – que detém um peso de 11,5% na economia nacional – para o topo, reforçando ainda mais a sua liderança na movimentação de mercadorias.

FÁTIMA LOPES ALVES:

Uma oportunidade única para o Forte da Barra

O Programa REVIVE constitui, para este Conselho de Administração, desde o primeiro momento, uma iniciativa e oportunidade única para o Forte da Barra, para o município de Ílhavo, para a região mas também para o Porto de Aveiro, que pese embora não tenha por vocação o negócio turístico, tem a responsabilidade social e territorial de contribuir para prossecução dos objetivos de reabilitação e valorização do seu património edificado e não edificado, em equilíbrio com a atividade portuária.

POR JOSÉ MONTEIRO LIMÃO

Oportunidades e desafios do Porto de Sines

O Governo aposta em tornar o Porto de Sines como o maior porto de contentores da Península Ibérica. O desafio é captar 1,3 mil milhões de euros de investimento. Mas será o único desafio que o maior porto nacional tem no futuro?

Os portos não param! O país agradece

Os números falam por si e são representativos. Ilustram a forma como o setor marítimo-portuário contribui, não apenas para a economia portuguesa, mas também para a “normalidade” da vida de todos nós.

ARTIGO DE RUI D'OREY

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Sines - Terminal de Granéis Líquidos

Porto de Sines - Terminal de Granéis Líquidos
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory