AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Arqueologia Subaquática em Cascais faz história

Protocolo assinado em Cascais é inédito na investigação e valorização do património cultural subaquático. “Trata-se de juntar a Academia do Saber com a Academia do Fazer”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação no âmbito da Investigação histórica e valorização do património cultural subaquático.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22, no Terminal de Cruzeiros de Leixões

Inauguração da exposição fotográfica «Um mar que nos une»

Esta sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 18 horas, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a GALP e a revista Visão inauguraram a exposição fotográfica a propósito dos 50 anos de atividade do Terminal Petroleiro de Leixões. A mostra estará patente no Terminal de Cruzeiros (Av. General Norton de Matos, via Rua do Godinho, 4450-208, Matosinhos) até 31 de Dezembro.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22

«Aveiro, um território de Ria» é o mote das Jornadas de História Local

As Jornadas de História Local e Património Documental, este ano na sua 13ª edição, decorrem esta sexta-feira, dia 22 de novembro, no edifício da antiga capitania do Porto de Aveiro.

“Aveiro, um território de Ria” foi o tema escolhido para este ano, onde serão abordados diversos temas sobre o aspecto natural, construído e antrópico da laguna e área envolvente.

A ver navios no Canal de Suez

Há 150 anos, no dia 17 de Novembro de 1869, era inaugurado com internacional pompa e circunstância o Canal de Suez, uma passagem entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho que viria a tornar-se um elemento crucial para o vaivém do comércio mundial.

Canal do Suez foi inaugurado há 150 anos. Eça de Queiroz foi um dos convidados

O canal do Suez, que liga o Mediterrâneo ao mar Vermelho, foi inaugurado faz domingo 150 anos com pompa testemunhada pelo escritor português Eça de Queiroz.

7 DE NOVEMBRO DE 1961

ESTREIA NOS AÇORES DO PAQUETE FUNCHAL

Em 1961, o jornal Correio dos Açores descrevia a chegada do icónico navio ao Porto de Ponta Delgada:

“Nas primeiras horas da manhã o Molhe Salazar e todas as embarcações surtas no porto e a torre semafórico, tudo indicava festa, pela afluência extraordinária de público e pelo embandeiramento de todos os mastros de terra e mar. O piloto mór Sr. Carlos Algarvio Serpa, entrava a bordo do Funchal às 8 horas precisas e fazia as manobras pelas quais o barco pelos seus próprios meios encostava à muralha 20 minutos depois com a proa voltada para este. Foram içadas duas escadas da Junta Autónoma dos Portos, e lançada uma terceira de bordo.

CNANS recolhe peça arqueológica encontrada por pescadores de Vila do Conde

O Centro de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS ) da DGPC procedeu recentemente à recolha de uma peça arqueológica encontrada de forma fortuita por pescadores de Vila do Conde, quando andavam na faina.

A peça parece corresponder a uma espingarda de época contemporânea e pode estar associada ao naufrágio de uma embarcação.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

A Casa dos Pescadores de Setúbal

O Porto de Setúbal animava-se sempre mais em véspera de partida dos navios bacalhoeiros para a faina. Muitos deles aqui aportavam para receber grandes carregamentos de sal, produzido nas salinas da região, um produto destinado à conservação do bacalhau pescado lá longe.
Figuras femininas trajando de forma diferente das mulheres setubalenses vinham até ao cais despedir-se dos seus maridos...

A PARTIR DESTE SÁBADO

Legado de Gago Coutinho em exposição no Museu de Marinha

O Museu de Marinha vai ter uma exposição temporária intitulada “Gago Coutinho. Viajante e Explorador”, que estará aberta ao público a partir deste sábado, dia 12 de outubro, até 24 de maio de 2020.
A exposição retrata a vida e o legado do Almirante Gago Coutinho que, sendo um Oficial de Marinha, não se destacou apenas no Mar.
Gago Coutinho fez investigação como geógrafo, foi navegador aéreo, desenvolveu instrumentos de navegação, foi o elo de ligação entre diversos povos e culturas e estudou a navegação na Era dos Descobrimentos. Pretende-se com esta exposição levar o visitante a viajar pelo ambiente inovador que caracterizou a vida de Gago Coutinho, através dos tradicionais elementos expositivos e, também, de conteúdos interativos e de multimédia de vanguarda.

Os caçadores de tesouros do fundo do mar

Na costa portuguesa estão contabilizados seis mil navios naufragados e, destes, 320 têm, de certeza, tesouros. Alexandre Monteiro, arqueólogo subaquático, é o homem por detrás desta contabilidade e convicção.

Há 20 anos a lutar contra os caça tesouros que pilham os navios afundados, o, também, investigador da Universidade Nova de Lisboa com projetos arqueológicos em vários cantos do mundo, listou estas relíquias e secularizou-as: “deste o ano 1 500 até agora”.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto da Horta - Faial, Açores

Porto da Horta - Faial, Açores
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory