AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

MADEIRA

Farol de Câmara de Lobos recuperado pela APRAM

A Administração dos Portos da Madeira procedeu à reabilitação do farol de Câmara de Lobos que em 2017 se encontrava bastante degradado. O investimento orçou os 23 500 euros e abrangeu a recuperação das escadas e paredes, bem como a pintura e a recuperação da rede elétrica.

Trata-se de um farolim que começou a funcionar a 21 de janeiro de 1930 e que passou por várias fases de evolução tanto no equipamento como na estrutura.

O que já se sabe sobre o Bacalhau Story Centre

O Bacalhau Story Centre será um espaço de homenagem ao bacalhau, enquanto símbolo cultural, histórico e de gastronomia em Portugal. Um centro dedicado à história deste produto tão tradicional português está integrado num Plano de Requalificação Ribeirinha de Lisboa.

TRÊS CIDADES FILIPINAS COM O NOME DE MAGALHÃES

Portugal produziu o homem que colocou grande parte do mundo no mapa

"Magalhães, Magallanes, Magellan é um título enganosamente inocente para o seminário de Lisboa organizado pela Embaixada das Filipinas. O simples ato de posicionar a forma em português, espanhol e inglês do sobrenome de um explorador do século XVI ressalta não apenas questões de idioma e tradução, mas a um nível mais profundo, a questão do ponto de vista da história.

Nas Filipinas não faltam referências históricas: há três cidades com o nome de Magalhães nas províncias de Sorsogon Cavite e Agusan del Norte; um condomínio fechado de luxo, uma estação ferroviária e um intercâmbio rodoviário em Makati, na Grande Manila. Existem numerosos nomes de ruas, monumentos, memoriais e referências históricas em todas as Filipinas que os filipinos veem diariamente, mas não prestam atenção.

Navio-escola Sagres parte a 5 de Janeiro para aventura ao estilo do século XVI

O navio-escola “Sagres” vai partir em janeiro para uma viagem de mais de um ano, integrada nas comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães, com o ministro da Defesa a afirmar que é uma das iniciativas “mais importantes”.

O bacalhau e os portugueses: uma relação com séculos

Se em Espanha a imagética de um povo está associada ao placard de um touro negro nas lezírias, em Portugal ela traduz-se em muito no ideário construído pelo Estado Novo à volta bacalhau, em que se quis tornar a arte dura de pescar nos mares do Norte herdeira das viagens de 1500.

ÁLVARO GARRIDO:

«Centralidade do bacalhau na identidade portuguesa é um belo mistério»

Professor na Faculdade de Economia de Coimbra, Álvaro Garrido tem vários livros sobre a história do bacalhau. Diz que desde a Idade Média consumimos o fiel amigo, importado, mas que logo no início do século XVI andávamos na Terra Nova a pescá-lo, tradição que renasceu no século XIX e que o Estado Novo reforçou com a campanha do bacalhau.

Arqueologia Subaquática em Cascais faz história

Protocolo assinado em Cascais é inédito na investigação e valorização do património cultural subaquático. “Trata-se de juntar a Academia do Saber com a Academia do Fazer”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação no âmbito da Investigação histórica e valorização do património cultural subaquático.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22, no Terminal de Cruzeiros de Leixões

Inauguração da exposição fotográfica «Um mar que nos une»

Esta sexta-feira, dia 22 de novembro, pelas 18 horas, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a GALP e a revista Visão inauguraram a exposição fotográfica a propósito dos 50 anos de atividade do Terminal Petroleiro de Leixões. A mostra estará patente no Terminal de Cruzeiros (Av. General Norton de Matos, via Rua do Godinho, 4450-208, Matosinhos) até 31 de Dezembro.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22

«Aveiro, um território de Ria» é o mote das Jornadas de História Local

As Jornadas de História Local e Património Documental, este ano na sua 13ª edição, decorrem esta sexta-feira, dia 22 de novembro, no edifício da antiga capitania do Porto de Aveiro.

“Aveiro, um território de Ria” foi o tema escolhido para este ano, onde serão abordados diversos temas sobre o aspecto natural, construído e antrópico da laguna e área envolvente.

A ver navios no Canal de Suez

Há 150 anos, no dia 17 de Novembro de 1869, era inaugurado com internacional pompa e circunstância o Canal de Suez, uma passagem entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho que viria a tornar-se um elemento crucial para o vaivém do comércio mundial.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory