AGENDA APP em foco Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Ferrovia Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP Clipping CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Exposição itinerante TITAN. O RENASCER patente no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

A exposição itinerante TITAN. O RENASCER, inaugurada a 27 de novembro, encontra-se patente no átrio da entrada do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Destinada a percorrer os estabelecimentos de ensino e outras instituições da região, a exposição evoca, no seu formato e à escala real, os blocos que os titans erguiam (e que chegavam a pesar 50 toneladas) e com os quais foram edificados os molhes de Leixões.

Sessão de apresentação do projeto TITAN. O RENASCER disponível online

Se não teve oportunidade de seguir em direto a transmissão da sessão de apresentação do projeto TITAN. O RENASCER, que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, pode ver online todo o desenrolar da iniciativa.

Titan de Leixões vai ser restaurado e aberto ao público no Verão de 2021

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou, esta sexta-feira, 27 de novembro, o restauro do icónico Titan de Leixões. O Projeto “Titan – O Renascer” é coordenado, cientificamente, pelo historiador Joel Cleto e executado pela empresa Macwide. O conjunto do investimento infraestrutural e de programação, orçado em cerca de €2 milhões de euros, vai possibilitar a visita à infraestrutura e contará com um programa que envolve toda a comunidade escolar e artística da região.

CREOULA

Municípios querem recuperar o navio que deu “mais de 20 voltas ao mundo”

Um conjunto de instituições, entre elas a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e as câmaras de Ílhavo e de Aveiro, está a tentar encontrar uma solução para levar por diante a recuperação do antigo lugre bacalhoeiro Creoula – se o projecto avançar, a embarcação passará algumas temporadas ancorada no Porto de Aveiro, aberta a visitas.

ESTA SEXTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO

Sessão de apresentação «Titan O Renascer»

O Presidente do Conselho de Administração da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., Nuno Araújo, convida os interessados a assistirem ao lançamento do projeto “Titan - O Renascer”, que terá lugar esta sexta-feira, 27 de novembro, pelas 12h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Devido à situação atual de saúde pública, a sessão decorrerá por via digital, na página do facebook “Titan - O Renascer”.

TITAN - O RENASCER

Mas como erguer do fundo do mar e sobre os rochedos os imensos paredões?

Em 1884, depois de séculos de sonhos e de utopias, e de décadas de projetos, tinha início a construção do maior porto artificial do país - a maior obra de engenharia realizada em Portugal no século XIX. O projeto, de autoria de Nogueira Soares, foi o corolário de muitos outros estudos e planos. Mas todos eles tinham um denominador comum: aproveitar os grandes rochedos existentes ao largo da foz do rio Leça - os "leixões" - para alicerçar parte da estrutura portuária. Havia um projeto, havia vontade política, havia meios financeiros. Mas como erguer do fundo do mar e sobre os rochedos os imensos paredões? A resposta foi titânica!

É preciso celebrar a viagem que mudou o mundo

A viagem planeada e executada por Fernão de Magalhães e terminada por Juan Sebastian Elcano constitui-se como um marco da História do mundo, e por isso os 500 anos desta primeira volta ao mundo merecem ser celebrados com pompa e circunstância.

SESSÃO ONLINE, ESTA TERÇA-FEIRA, A PARTIR DAS 15:00

Mais Magalhães, Mais Mundo

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva associa-se à Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

Na data em que se assinalam 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, o nosso centro de ciência volta a ser palco de um conjunto de iniciativas que celebram a aproximação de diferentes culturas e a partilha de conhecimento.

Encontrados destroços de cargueiro com 105 metros que afundou ao largo de Cascais em 1916

Uma equipa de investigadores da Universidade Nova de Lisboa (UNL) localizou e identificou o navio "Terje Viken", afundado por um submarino alemão, a 16 de abril de 1916, ao largo de Cascais.

Uma equipa de historiadores navais e arqueólogos marítimos da UNL, em parceria com o Instituto Hidrográfico (IH), visualizou o destroço do vapor a 65 metros de profundidade, "comprovando a identidade da primeira vítima da Marinha alemã em águas portuguesas na Grande Guerra (1914-1918)”, segundo fonte do Centro de Investigação História, Territórios e Comunidades daquela universidade.

Arruda Furtado, o naturalista que era mais do que um correspondente de Darwin

Quem era Francisco de Arruda Furtado? Um naturalista açoriano que investigou moluscos e divulgou nos Açores a teoria da evolução de Charles Darwin, com quem trocou cartas.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory