AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Regresso do navio Sagres a Lisboa recebido com tristeza a bordo

O navio-escola Sagres já deu meia volta para regressar a Lisboa depois da viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães ter sido interrompida devido ao risco da covid-19.

Estava prevista a passagem do navio por 22 portos de 19 países diferentes mas o navio-escola Sagres só conseguiu passar por seis, antes de iniciar viagem de regresso a Lisboa.

 

6.225 COMBOIOS, MILHARES DE CAMIÕES RETIRADOS DA ESTRADA

Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro inaugurado há 10 anos [27.03.2010]

Esta sexta-feira, 27 de Março de 2020, cumpriram-se dez anos da inauguração oficial do Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro.

Nesta década circularam pelo ramal um total de 6.225 comboios, tendo chegado a atingir o valor de 4 composições diárias no período de um ano, equivalendo a uma cota modal de 30% para a exportação e de 15% para o total do tráfego.

Assinalando a efeméride, difundimos newsletter temática, respigando alguns artigos publicados no portal da APP ao longo destes anos.
 

FIGUEIRA DA FOZ

Faina maior em exposição no Núcleo Museológico do Mar

Para esta mostra, patente no Núcleo Museológico do Mar (Buarcos), o Arquivo Fotográfico Municipal seleccionou um conjunto de fotografias que retrata parte da frota nacional de navios de pesca do bacalhau à linha.
Pretende-se enaltecer a grandiosidade destas embarcações que engalanavam a doca da Figueira da Foz.
Paralelamente apresenta-se o testemunho vivo de um antigo pescador, João da Costa da Gorda, recolhido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz em 2007.

DESCOBERTO POR ACASO

Mergulhadores encontraram um raro submarino da 1ª Guerra Mundial na Dinamarca

O L10, submarino britânico desaparecido da 1ª Guerra Mundial, foi encontrado por acaso no fundo do mar, a 143 quilómetros ao norte da ilha de Terschelling. A descoberta foi feita pela companhia dinamarquesa JD-Contractor, que já encontrou 37 submarinos afundados nos mares em redor da Dinamarca.

NAVIO-ESCOLA SAGRES | A GRANDE VIAGEM

Diário de Bordo

Hoje [12 de Março], dois dias depois, voltámos a ter cobertura satélite. As comunicações por satélite são o meio de comunicação que nos permite efetuar as chamadas telefónicas, enviar e-mails e, inclusive, enviar as fotos e textos que alimentam este diário de bordo. Serão vários os locais do mundo, por onde iremos passar, onde existirão falhas no sinal ou zonas sem cobertura.

Há uns anos atrás, seria impossível mantermos o contacto com o mundo exterior, de forma tão acessível como agora, principalmente, como agora, em que estamos a atravessar um oceano!

Navio-Escola Sagres na Argentina

O Navio-Escola Sagres já está em Buenos Aires, na Argentina, onde chegou sexta-feira e irá permanecer até ao dia 3 de março. Este é o quinto porto, dos 22 previstos, em que o navio português atraca, após largada de Lisboa no dia 5 de janeiro.

Recuperados novos artefactos do HMS Erebus, um dos navios que se perdeu no Ártico em 1845

Uma equipa de investigadores continua a tentar resolver o mistério do misterioso desaparecimento da expedição de Sir John Franklin em busca da Passagem Noroeste. Agora, os arqueólogos subaquáticos revelam mais de 350 artefactos recém-recuperados do HMS Erebus, um dos dois navios perdidos nas águas do Ártico.

Forte da Barra de Aveiro | Resenha histórica

Uma vista ingénua de 1764, de um desenhador amador, Jacob Henrique Severim, cônsul da Holanda em Aveiro, mostra a Ria e os dois fortes, aí identificados já com a designação tradicional: Forte Novo (Mó do Meio) e Forte Velho (Vagueira). Segundo o desenho, ambas as estruturas respeitavam os princípios da arquitectura militar abaluartada.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

A Rota do Cabo: A proeza marítima. (séculos XV-XVII)

A ideia de formar a ligação marítima com a Índia já existia nas mentes da coroa portuguesa há muito. O comércio das especiarias era muito cobiçado porque apenas os italianos possuíam o controlo da entrada das especiarias pelo Mediterrâneo, com o uso de viagens por terra. A viagem de Vasco da Gama deu origem à ligação anual entreLisboa e os portos da Índia, o que veio a revolucionar todo o comércio mundial.

GAFANHA DA NAZARÉ

Concurso Público para a «Concessão da exploração do Forte da Barra»

Divulgamos o Concurso Público para a Concessão da Exploração do Forte da Barra, integrado no programa Revive.
O Processo de Concurso encontra-se disponível, na plataforma eletrónica, através do endereço http://www.anogov.com/op-portoaveiro/faces/app/dashboard.jsp, onde pode ser acedido, mediante registo prévio e respetiva password de acesso, bem como na sede da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., onde pode ser consultado, durante os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Setúbal, a nascente

Porto de Setúbal, a nascente
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory