AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Viagem de circum-navegação de Magalhães inspira novo CD de Luísa Amaro

A viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, há 500 anos, inspirou o novo disco da guitarrista e compositora Luísa Amaro, que inclui composições suas, de Manuel de Falla e de Heitor Villa-Lobos, entre outros compositores.

O álbum, intitulado "Mar Magalhães", sai a 28 de setembro, e "é o reflexo dessa viagem, que não foi fácil, com os sons das diferentes paragens efetuadas". "E, exatamente por lhe ter sido difícil empreender, é um disco muito reflexivo", disse à agência Lusa Luísa Amaro.

Portugal e Espanha juntos numa exposição sobre Fernão Magalhães que vai correr mundo

Portugal e Espanha vão apresentar uma exposição conjunta sobre os 500 anos da Viagem de Circum-Navegação, que se iniciou em 1519, capitaneada por Fernão Magalhães, e apresentá-la no mundo, revelaram esta quinta-feira os ministros da Cultura dos dois países.

Sobre as celebrações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, iniciada em 1519, em Sevilha, e efetuada pelo navegador português ao serviço da coroa de Espanha, o ministro do Desporto e Cultura de Madrid, José Guirao Cabrera, disse aos jornalistas que abordou a questão com Luís Filipe de Castro Mendes, naquele que foi o primeiro encontro entre os dois governantes.

A conspiração das formas, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Pela segunda vez, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é palco de uma exposição da coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, agora pela mão de Gabriela Vaz-Pinheiro, cuja sensibilidade e consciência estética que detém enquanto artista se revelam na curadoria realizada. A curadora reconhece a importância do espaço e do contexto em questão, identificando esses dois elementos como absolutamente determinantes na seleção das obras e na conceção de todo o projeto.

Exposição com lixo marinho no Oceanário

Desde Julho que está patente no átrio principal do Oceanário de Lisboa uma exposição com “nove instalações artísticas feitas a partir de lixo marinho encontrado em praias e retirado do mar”, intitulada «Keep The Oceans Clean», segundo informa a instituição. O certame não tem data definida para o seu fim e é de acesso gratuito.

A CONSPIRAÇÃO DAS FORMAS

OBRAS DA COLECÇÃO DE SERRALVES NO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES

O Conselho de Administração da Fundação de Serralves e o Conselho de Administração da APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo convidam para a inauguração da exposição "A conspiração das formas: obras da colecção de Serralves", que decorre esta segunda-feira, dia 23 de julho, pelas 18h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

VIANA DO CASTELO

Filme de Leonel Vieira gravado no navio-museu GIL EANNES

O navio-museu GIL EANNES é um dos palcos para a captação de imagens para o novo filme do produtor Leonel Vieira, “Tiro e Queda”, que está a ser gravado integralmente em Viana do Castelo durante este mês, para estrear no último trimestre de 2018.

Estão amanhadas as melhores sardinhas das festas de Lisboa

"Salvem as sardinhas" foi o mote para a oitava edição do concurso. Há novas vistas para Lisboa, sonhos e preocupações de pescadores pintados nas sardinhas vencedoras. E nem a escassez do peixe foi esquecida.

Hidrografia: Um mercado em recuperação

O mercado nacional dos levantamentos hidrográficos e da monitorização oceanográfica “está a animar-se e não me recordo de ver tanta coisa a acontecer desde há muitos anos, provavelmente desde antes da crise de 2010”, considera Miguel Saldanha, sócio fundador e administrador da Geosub, empresa portuguesa que opera neste sector.

FUNCHAL

«Norwegian Spirit» - música de Abril como animação

Quem passou na Pontinha durante as últimas escalas do “Norwegian Spirit” na Madeira ouviu, em bom som, as canções de abril, como “Grândola Vila Morena”, às 8h30 da manhã ou “Menina que estás à Janela” ou “Venham mais cinco”, entre muitas outras.

A maioria dos funcionários da APRAM, com uma média de idades de 50 anos, viveu esses tempos da revolução e por isso, houve gente a ouvir com alguma saudade e até a cantarolar a música que nunca ninguém tinha pensado servir de animação num navio de cruzeiro.

Mais concertos da Banda da Armada em 2018

No primeiro trimestre de 2018, a Banda da Armada já fez 49 atuações, entre concertos abertos ao público e cerimónias militares, o que representa um aumento de 48% em relação ao período homólogo de 2017. O maior aumento verificou-se no mês de março, onde a Banda da Armada registou 23 atuações em 2018, face a apenas 9 em 2017.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Luz do Oceano - Porto de Peniche

Luz do Oceano - Porto de Peniche

Foto de DMA

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory