AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

TELEVISÃO

A ficção portuguesa chegou à Terra Nova

Com realização de Joaquim Leitão, Terra Nova é um hino à fibra do povo português, ao mar que é fonte de alimento e de lágrimas, onde a vida começa e, para muitos, pode acabar. Filmada entre Portugal e o Mar do Norte, a nova série da RTP1 inicia-se antes da partida iminente do lugre Terra Nova para a faina maior, a pesca do bacalhau. Mas nem só em alto-mar, sob os cascos dos barcos, se agitarão as águas. Também os que ficam em terra navegam tempos de incerteza, opressão política e, no caso das famílias dos pescadores, muita miséria.

Estátua de Vasco da Gama em Sines

A reivindicação de uma estátua de Vasco da Gama em Sines é antiga. Em 1898, aquando do quarto centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia (1898), já a população de Sines pedia uma estátua para a vila.

Em 1924, no quarto aniversário da morte do navegador, fez-se um peditório destinado à compra de um busto para ser colocado no Largo dos Penedos. Foi lançada a primeira pedra, mas o dinheiro angariado não foi suficiente para a aquisição.

3639 SARDINHAS DE LISBOA 3639

Fresquinhas e boas

Foram 3639 as propostas para a edição do famoso Concurso das Sardinhas de 2020. Entre 53 países, saíram vencedores Portugal, Turquia, Itália e Canadá.

Puxaram a brasa à sua sardinha e venceram. Da pandemia ao ambiente, passando pelas festas lisboetas à janela, tudo serviu de inspiração para as criações deste ano. No pódio, convivem três sardinhas portuguesas e três internacionais.

Mesmo sem santos populares, eis as sardinhas que escaparam ao confinamento

A anual pescaria artística das sardinhas dos santos populares já tem as suas sete vencedoras. Há quatro portuguesas e três que chegam das águas internacionais da Turquia, Itália e Canadá, sem esquecer os turbulentos tempos por que passamos.

Será difícil imaginar Lisboa sem os seus santos populares, arraiais, bancas de sardinha e de cerveja, sem enfeites pelas ruas e música sempre a tocar nos bairros da capital. Este ano será assim, por conta da pandemia, mas parte da tradição alfacinha lá seguiu apesar da quarentena: estão escolhidas as sete sardinhas vencedoras da pescaria artística anual, que marca o arranque das Festas de Lisboa.

Ocasião para revisitar sardinhas de certames anteriores.
 

25 DE ABRIL

como a voz do mar

“Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta

como puro início
Como tempo novo
Sem mancha nem vício

Como a voz do mar
Interior de um povo
[…]”

Sophia de Mello Breyner Andresen, “Revolução”

FIGUEIRA DA FOZ EM DESTAQUE NO CCB

O mar é a nossa terra - A construção sensível da linha de costa

A exposição “O mar é a nossa terra - A construção sensível da linha de costa”, tendo Miguel Figueira, arquitecto e activista figueirense do movimento cívico SOS Cabedelo, na curadoria, com André Tavares, está patente na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB). A mostra, que pode ser visitada até 9 de agosto próximo, exibindo imagens marítimas de Portugal, tem como ponto de partida a costa da Figueira da Foz.

Tejo, um Mar Urbano para debater e preservar

Eis então um filme que, antes de tudo, quer “suscitar o debate”. “Vamos discutir o rio com um espírito aberto. Temos de ter em conta as ameaças, mas também saber que nem tudo é mau”, diz o realizador. Aproveitando que Lisboa é Capital Verde Europeia em 2020, José Vieira Mendes e o biólogo marinho Ricardo Gomes, que já em 2017 realizara Baía Urbana a propósito da baía de Guanabara, mergulharam no estuário e percorreram os territórios em seu redor para pôr a descoberto, uma vez mais, a sua importância natural, social, económica, afectiva.

4.ª Edição do Concurso «Sardinhas PSP/EGEAC 2020»

Atenção jovens estudantes e séniores: a 4.ª Edição do Concurso “Sardinhas PSP/EGEAC 2020”, no âmbito das Festas de Lisboa 2020, já começou!

O principal objectivo da iniciativa é o de difundir conselhos de segurança e prevenção criminal a todos os lisboetas e visitantes, aproveitando a montra que são as Festas de Lisboa e os milhares de pessoas que nelas participam. Em particular, a iniciativa pretende envolver o público mais jovem, do ensino básico e secundário, bem como a população sénior, a contribuir com as suas ideias e criatividade para veicular mensagens de segurança da PSP nas sardinhas, esse elemento tão característico das festas.

29 de Fevereiro, às 21h, na Sala de Cinema do CC Malaposta

MAR DE SINES - A RESILIÊNCIA DAS GENTES DO MAR

Sines, complexo industrial e porto atlântico. Os contornos dos grandes navios no horizonte já se tornaram uma imagem familiar. Mas, por entre estes gigantes, resiste uma geração que representa a pesca tradicional e resiliência de uma atividade que teima em resistir à passagem do tempo. Entre tradição e inovação, a pesca continua a ser em Sines uma força viva.

Durante um ano, a equipa de Mar de Sines percorreu esta costa e conviveu diretamente com as suas comunidades costeiras, registando a forma como estas vivem com o mar e os seus recursos.
O mar é o ponto de atracção para onde todos os protagonistas convergem. Este mar é simultaneamente o adversário a enfrentar e a figura paternal que dá o sustento.

Documentário ambiental «Mar Urbano Lisboa» seleccionado para vários festivais internacionais

O documentário 'Mar Urbano Lisboa' começa agora o percorrer festivais internacionais. Trata-se de um documentário sobre os recursos do Estuário do Rio Tejo. Já foi selecionado para o Eco Film Festival na Malásia e vai agora para festivais dedicados ao ambiente e à crise climática.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Setúbal

Porto de Setúbal
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory