AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Vamos viajar sem sair do sítio?

Estamos numa fase de contenção e recolhimento. E as viagens vão ter de ficar para segundo plano. Mas somos otimistas, sabemos que esta fase vai passar e, em breve, estaremos todos a pensar nas próximas aventuras e a contar os dias para as próximas férias.

No parque natural marinho do Cabo Girão, há um novo recife

Com o apoio do PO Mar 2020, a corveta Afonso Costa, da Marinha Portuguesa, foi preparada, removendo todos os materiais não adequados, para ser afundada e assim criar um recife artificial. Com um investimento de meio milhão de euros, realizado em setembro de 2018, pretende-se com este projeto promover e preservar a biodiversidade do meio marinho e os resultados são já bem visíveis.

DE 6 A 14 DE JUNHO

Marina de Vilamoura International Boat Show

De 6 a 14 de Junho, a Marina de Vilamoura volta a receber o Marina de Vilamoura International Boat Show, evento que se realiza desde 1999 na marina da célebre estância algarvia.

O evento irá reunir todas as tipologias de embarcações, novas e seminovas, no seu meio natural, a água, e em terra, bem como representantes de marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados. Este tipo de mostra permite experienciar de forma direta e experimentar os equipamentos de forma prática e cómoda, com um acolhimento personalizado aos clientes e visitantes, num ambiente envolvente e natural.

Estação Náutica de Aveiro (ENA) marca presença na NAUTICAMPO

A Estação Náutica de Aveiro (ENA) marca presença, desta quarta-feira a domingo, 12 a 16 de fevereiro, na NAUTICAMPO – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas, que se realiza na FIL, em Lisboa.
Com um espaço próprio, é possível aos visitantes conhecerem o trabalho que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e os parceiros da ENA têm vindo a desenvolver na área do desporto náutico.

ESTA QUARTA-FEIRA

Ministro do Mar inaugura a Nauticampo 2020

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, estará presente na inauguração oficial da 51ª edição da Nauticampo, esta quarta-feira, dia 12, pelas 16h00.

O evento mais emblemático e antigo organizado pela FIL conta com cerca de 20.000 m2 de exposição, com um pavilhão inteiramente dedicado à náutica de recreio – com embarcações, acessórios e equipamentos náuticos – e outro dedicado ao campismo e caravanismo, piscinas, destinos náuticos e empresas promotoras e dinamizadores de atividades ao ar livre, localizadas de norte e a sul do país.

ESTAÇÕES NÁUTICAS

Candidaturas para certificação abrem a 2 de Janeiro

A partir do dia 2 de janeiro de 2020, os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura à Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação. O período para apresentação de candidaturas decorrerá em permanência.

FERREIRA FERNANDES

Ode a uma obra-prima

No primeiro livro impresso da culinária portuguesa, em 1680, Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, cozinheiro do príncipe regente D. Pedro II, não se escreve uma só linha sobre pastéis ou bolinhos de bacalhau. É natural, embora o bacalhau já cá aportasse antes dos Descobrimentos, a sua companheira batata só chegaria às mesas portuguesas quando D. Maria I incentivou o cultivo do tubérculo na ilha Terceira, Açores, mais de um século depois das receitas de Domingos Rodrigues.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Férias Divertidas Natal 2019 - Inscrições abertas

Natal, ou Natau como se diz por cá, rima com Bacalhau. Mas será que é só em Portugal que se consome este peixe nesta altura do ano? E de que forma se cozinha noutros países? As respostas a estas e a outras perguntas serão encontradas em jogos, visitas especiais, oficinas de expressão artística e oficinas de cozinha que serão realizadas ao longo do período de férias escolares.

DE 15 A 17 DE NOVEMBRO

Ílhavo celebra Dia Nacional do Mar com programa diversificado

A Câmara Municipal de Ílhavo assinala, de 15 a 17 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma programação centrada na identidade do Município, espelhada no lema “O Mar por Tradição”.

A relação ancestral com o oceano e o impacto social e económico que a Pesca do Bacalhau sempre projetou no Município Ílhavo e nas suas gentes são o mote para um conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu Marítimo de Ílhavo, das quais se destaca, pelo carácter inovador e inédito, o teatro culinário “O Presente de César. Quem vai ao mar não volta à terra”.

ESTE SÁBADO, DIA 9

Pelos caminhos terrestres da Procissão de N.ª S.ª dos Navegantes

É uma das mais emblemáticas celebrações religiosas ilhavenses por via da procissão náutica que a caracteriza e que se inicia no Porto Bacalhoeiro terminando na Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, junto ao Forte da Barra. Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores.

A procissão náutica teve origem em meados da década de 70 (século XX) pelas mãos do Padre Miguel Lencastre após uma viagem a Porto Alegre (Brasil). Antes desta faceta era sua característica a procissão levar a imagem da Santa, por terra, até ao mar.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Luz do Oceano - Porto de Peniche

Luz do Oceano - Porto de Peniche

Foto de DMA

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory