AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Férias Divertidas Natal 2019 - Inscrições abertas

Natal, ou Natau como se diz por cá, rima com Bacalhau. Mas será que é só em Portugal que se consome este peixe nesta altura do ano? E de que forma se cozinha noutros países? As respostas a estas e a outras perguntas serão encontradas em jogos, visitas especiais, oficinas de expressão artística e oficinas de cozinha que serão realizadas ao longo do período de férias escolares.

DE 15 A 17 DE NOVEMBRO

Ílhavo celebra Dia Nacional do Mar com programa diversificado

A Câmara Municipal de Ílhavo assinala, de 15 a 17 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma programação centrada na identidade do Município, espelhada no lema “O Mar por Tradição”.

A relação ancestral com o oceano e o impacto social e económico que a Pesca do Bacalhau sempre projetou no Município Ílhavo e nas suas gentes são o mote para um conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu Marítimo de Ílhavo, das quais se destaca, pelo carácter inovador e inédito, o teatro culinário “O Presente de César. Quem vai ao mar não volta à terra”.

ESTE SÁBADO, DIA 9

Pelos caminhos terrestres da Procissão de N.ª S.ª dos Navegantes

É uma das mais emblemáticas celebrações religiosas ilhavenses por via da procissão náutica que a caracteriza e que se inicia no Porto Bacalhoeiro terminando na Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, junto ao Forte da Barra. Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores.

A procissão náutica teve origem em meados da década de 70 (século XX) pelas mãos do Padre Miguel Lencastre após uma viagem a Porto Alegre (Brasil). Antes desta faceta era sua característica a procissão levar a imagem da Santa, por terra, até ao mar.

ESTA SEXTA-FEIRA

Gastronomia a bordo do Navio-Museu Santo André

Esta visita muito especial que abre a edição de 2019 do Festival Gastronomia de Bordo - Ílhavo contará com o seu muito especial anfitrião, Fernando Fidalgo Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, que irá explicar a importância deste navio para o município, o porquê da sua musealização pela autarquia e os planos para o seu futuro.

132 anos do Porto de Lisboa a bordo do Cacilheiro Évora

132 anos já cá cantam! Distinguido como um porto europeu com uma grande importância e com uma localização estratégica, o Porto de Lisboa comemorou a chegada do seu aniversário com uma programação variada e com iniciativas abertas à população.

53.º ANIVERSÁRIO DA INAUGURAÇÃO DOS MOLHES DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ COMEMORADO A 28 E 30 DE OUTUBRO

Projecto «A Escola Vai ao Porto», conferência e lançamento de livro integram programa aliciante

A APFF, S.A. assinala, a 28 e 30 de Outubro, o 53.º aniversário da inauguração dos molhes do Porto da Figueira da Foz.
O lançamento de um livro e a realização de uma conferência integram um programa que ficará também marcado pela presença significativa de crianças nas instalações portuárias.

Comemorações a 11 e 12 de Outubro

Dia do Porto de Viana do Castelo com programa dedicado a toda a comunidade

O Porto de Viana do Castelo está de portas abertas esta sexta e sábado, dias 11 e 12 de outubro. O primeiro dia de celebração é dedicado aos alunos das escolas secundárias do município que, para além da visita ao sector comercial do porto, irão usufruir de um passeio de barco pelo estuário do rio Lima. Já no segundo dia, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), convida toda a comunidade para um conjunto de atividades culturais e lúdicas.

FIGUEIRA DA FOZ

Batel regressa ao Mondego carregado de sal e tradição

O batel "Sal do Mondego" foi reparado pela câmara ejá navega no rio que lhe dá o nome. A recuperação da réplica da embarcação típica de transporte de sal da Figueira da Foz aconteceu pelo interesse manifestado pela Junta de Vila Verde, que vai utilizar o barco para passeios turísticos e pedagógicos, em articulação com o Núcleo Museológico do Sal, em Armazéns de Lavos.

NO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ, DE 10 A 14 DE OUTUBRO

Veleiro promove produtos agrícolas ultraperiféricos

A marina da Figueira da Foz recebe, de quinta a segunda-feira, o navio francês “Marité”, que participa num projecto de promoção dos produtos agrícolas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UE).
A Figueira da Foz vai acolher a última de 18 escalas do veleiro histórico francês de três mastros, levadas a cabo no âmbito da campanha “O Símbolo das Regiões Ultraperiféricas Nasce Sob as Estrelas da Sorte”, ao abrigo de um programa europeu que visa dar mais notoriedade e aumentar o conhecimento dos produtos agrícolas das Regiões Ultraperiféricas e do símbolo que garante a sua origem e qualidade europeia.

A 11 E 12 DE OUTUBRO

Dia do Porto de Viana do Castelo comemorado com estudantes e população

O dia do Porto de Mar de Viana do Castelo, este ano assinalado a 11 e 12 de outubro, vai ser comemorado com atividades dirigidas à comunidade académica e a comunidade local.

No primeiro dia, o porto de mar abre-se aos estudantes do ensino secundário do concelho, promovendo um passeio de barco pelo estuário do rio Lima, e uma visita ao setor comercial daquela infraestrutura, instalada em Darque.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto da Horta - Faial, Açores

Porto da Horta - Faial, Açores
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory