AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

CLIMATE 2020 | 23 A 30 DE MARÇO

Conferência Mundial sobre o Clima

O CLIMATE2020 é uma conferência mundial sobre o clima oferecida, exclusivamente, via online.
O evento, que já vai na sua sétima edição, oferece livre acesso a artigos científicos de alta qualidade, projetos climáticos e cursos de formação online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Constitui também uma oportunidade única para o diálogo mundial e troca de ideias com investigadores e especialistas em políticas, negócios, educação, assim como as mais variadas temáticas da sociedade.

Tartarugas comem plástico no oceano (também) devido ao cheiro

Basta uma semana para plásticos à deriva no oceano ficarem revestidos de algas e microrganismos e ganharem assim um cheirinho que pode confundir-se com comida para tartarugas. Estes répteis não conseguem resistir e acabam por comer esse plástico. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado na revista científica Current Biology. De acordo com a equipa de cientistas que assina o artigo, esta é a primeira demonstração de que o odor dos plásticos no oceano pode levar os animais a ingeri-los.

25 dias de censos marinhos no navio Vizconde de Eza

Mais uma vez, técnicos da SPEA participaram na campanha de investigação do IPMA com a finalidade de fazer censos de aves marinhas. O percurso começou em Cádis e terminou em Caminha. As contagens foram realizadas de sol a sol em percursos previamente definidos. Durante cerca de 25 dias foram registadas inúmeras espécies e milhares de indivíduos que nos nossos mares habitam ou se encontram de passagem, alimentando-se e repousando.

Cavalos-marinhos da Ria Formosa ganham áreas de refúgio em Faro e Olhão

Os cavalos-marinhos da Ria Formosa ganharam duas áreas de refúgio, instituídas por editais publicados na terça-feira, dia 3 de Março, pelas capitanias de Faro e Olhão.

Os editais decretam «a suspensão temporária da circulação de todas as embarcações» em duas zonas «identificadas pelo Parque Natural da Ria Formosa como tendo grande intensidade de cavalos-marinhos», uma em cada um dos concelhos, por forma a criar áreas de refúgio que permitam «salvaguardar esta espécie em vias de extinção», revelou ao Sul Informação Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul e capitão do Porto de Faro.

Quer contribuir para um Oceano mais saudável?

Quer contribuir para um Oceano mais saudável? Está disponível para trabalhar para a conservação e uso sustentável do Oceano? Pode registar aqui o seu compromisso voluntário para alcançarmos o #ODS14!

Surf Clube de Viana contribui para um planeta mais sustentável

O Surf Clube de Viana (SCV) levou a cabo duas iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental: a “Limpeza da praia do Cabedelo”, em Viana do Castelo, no dia 8 de fevereiro, e a “Plantação de árvores de espécies nativas”, na Serra de Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, a 17 de janeiro passado.

A limpeza de praia, com o lema “Small acts add up! Let's get Stoked”, foi organizada por Viktor Drewes e por Chiara Russotto, voluntários europeus no SCV ao abrigo do projeto Europe Surfing Solidarity, do European Solidarity Corps.

AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE GARANTE:

Efeitos do prolongamento do molhe de Leixões «são «pouco significativos»

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) refere que os hipotéticos efeitos do prolongamento do molhe do Porto de Leixões são «pouco significativos e passíveis de minimização» em Matosinhos e Porto.

SUBSTITUIÇÃO DE PROJETORES DE VAPOR DE SÓDIO POR LED NA ILUMINAÇÃO DOS TERMINAIS PORTUÁRIOS

Porto de Aveiro na rota da Descarbonização

Considerando os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, em concreto a melhoria do desempenho ambiental e o incremento da eficiência energética, definiu a Administração do Porto de Aveiro uma estratégia de descarbonização para o triénio 2019-2021, onde se inclui a ação de modernização dos equipamentos de iluminação pública, através da substituição dos projetores de vapor de sódio por equipamentos de tecnologia LED.

Esta iniciativa está alinhada com a Estratégia Nacional para a Neutralidade Carbónica da Economia Portuguesa 2050.

Maior iceberg do mundo está a caminho do oceano Atlântico

O A68 libertou-se há dois anos e meio da Antártida e segue para norte. Pode ser uma ameaça à navegação marítima, mas os cientistas acreditam que irá partir-se em pequenos blocos.

Ílhavo adere à associação Rede de Municípios para as Adaptações às Alterações Climáticas

A autarquia aprovou a adesão à entidade que agrupa os municípios com planos para as adaptações às alterações climáticas.

A Câmara Municipal de Ílhavo desenvolveu a sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas no âmbito do projeto “ClimAdaPT.Local”, permitindo à Autarquia definir um quadro estratégico de adaptação do Município, capacitar as estruturas municipais para abordagens eficazes às alterações climáticas e, envolvendo os diversos agentes locais, sensibilizar a comunidade para os desafios desta problemática atual.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory