AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

VHF

«Não lancem resíduos perigosos ao mar, pescadores»

Com o intuito de “sensibilizar os profissionais da pesca para o perigo que representa o depósito no mar de certos produtos com propriedades inflamáveis ou tóxicas”, a Direcção Regional das Pescas dos Açores, em parceria com a estação costeira (estação que estabelece comunicações com os barcos de pesca), lançaram uma campanha, via rádio VHF, que comunica a importância de não lançar resíduos para o mar.

Charles Moore foi à FCT- Nova apresentar as ilhas de plástico que descobriu no Pacífico

O Comandante Charles Moore, o primeiro a descobrir as ilhas de plástico do Pacífico, veio a Portugal falar sobre a crise de plástico que enfrentam os oceanos, e porque lhe marcaram duas semanas no país, aproveitou para ir inclusivamente à FCT -Universidade Nova de Lisboa contar a sua descoberta e explanar a alarmante situação – a qual precisa de cooperação para ser resolvida.

Organizações de defesa do ambiente satisfeitas com trabalho realizado

As associações de defesa do ambiente do GT-AMP (Pong-Pesca, Liga para a Protecção da Natureza, ou LPN, World Wide Fund for Nature, ou WWF, e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, ou SPEA) mostraram-se “satisfeitas com os resultados obtidos e com o compromisso assumido pela Ministra do Mar de prosseguir com o processo de implementação de uma Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas, ecologicamente coerente e efectivamente implementada”.

DGRM participa na 73ª Sessão do Comité Protecção do Meio Marinho

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participou na Sessão do Comité Proteção do Meio Marinho (MEPC 73), que decorreu recentemente na sede da IMO em Londres. Nesta sessão foram abordados temas como a regulamentação do teor de enxofre nos combustíveis, índice de conceção de eficiência energética, lixo plástico no ambiente marinho, entre outros.

Tecnologia inovadora de recolha de plástico do mar testada em Rabo de Peixe

As Direcções Regionais das Pescas e dos Assuntos do Mar dos Açores, em parceria com Fundação Waste Free Oceans e a Associação Sete Mares dos Açores, testaram, pela primeira vez, uma tecnologia inovadora para a recolha de plástico no mar e que envolve a comunidade piscatória local.
O sistema denomina-se Clean Up the Azores, foi desenvolvido pela Fundação Waste Free Oceans e traduz-se num dispositivo semelhante a uma rede de arrasto que recolhe lixo na superfície do mar, com recurso a uma acção de realizada por pescadores locais com as suas embarcações.

Armazenamento de CO2 no fundo do mar ganha força na Noruega

A captura e armazenamento de gás carbónico, ou CCS, é criticada por ser cara e vista como mera desculpa para continuar a exploração de combustíveis fósseis. Mas há quem aposte na tecnologia.

A 4 DE DEZEMBRO

Seminário WavEC 2018 no Museu do Oriente

O WavEC Offshore Renewables está a organizar o seu Seminário Anual de 2018, que este ano conta com a colaboração da Embaixada Britânica em Portugal. O evento tem lugar no dia 04 de dezembro de 2018, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Qualidade do ar é a principal prioridade dos portos

A qualidade do ar é a principal prioridade dos portos, segundo consta do relatório ambiental da Organização dos Portos Marítimos Europeus (ESPO, na sigla inglesa), apesentado recentemente em Valência. O documento identifica também, por esta ordem, o consumo energético, o ruído, a relação dos portos com as comunidades locais, os resíduos dos navios, o desenvolvimento portuário, as alterações climáticas, a qualidade da água, as dragagens e os resíduos em porto como os outros factores do TOP 10 das prioridades ambientais dos portos.

Surfrider Foundation Europe dá voz aos oceanos e leva petição ao Parlamento Europeu

A Surfrider Foundation Europe, ONG dedicada à protecção e valorização de lagos, rios, oceanos, ondas e do litoral, está a dinamizar a sua campanha europeia “Voice for the Ocean” em Portugal até ao dia 14 de Dezembro de 2018. A ONG está a levar a cabo uma tour por 5 países europeus, com destaque para o Porto, cidade escolhida para encerrar a primeira fase da campanha já em Novembro.

CE apresentou plano para uma bioeconomia sustentável

A Comissão Europeia (CE) apresentou um “plano de acção com vista ao desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável e circular que beneficie a Europa a nível social, ambiental e económico”, no que será “um esforço de inovação para alimentar as populações e proporcionar-lhes água e energia limpas” e “dar um novo impulso ao emprego, ao crescimento e ao investimento”, refere a instituição europeia.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Setúbal

Porto de Setúbal
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory