AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Alexandra Cousteau:

Resolver o problema do plástico é só o primeiro passo para salvar os oceanos

Tirar o plástico do mar não chega: é preciso restaurar a abundância de espécies. A activista pelos oceanos acredita que conseguimos fazê-lo até 2050, mas para isso é preciso aplicar quotas de pesca, reduzir a captura e restaurar florestas marinhas.

Porto de Lisboa já tem novo combustível amigo do ambiente

O Porto de Lisboa recebeu o M/V Antonia para efetuar bancas ao largo e este navio foi o primeiro a receber o novo combustível marítimo menos poluente, com apenas 0,5% de enxofre, já de acordo com as regras estipuladas pela IMO (International Maritime Organization), para combater as emissões poluentes do transporte marítimo.

Este novo combustível, considerado um VLSFO (Very-low Sulphur Fuel Oil), foi distribuído pela Galp no fundeadouro do quadro central, situado na zona entre Alcântara e Belém, a partir da Estação de Assistência Naval do Porto de Lisboa (EANPL).

Material de pesca representa mais de 85% do lixo de plástico no mar

Segundo um relatório publicado pela Greenpeace, o plástico dos chamados “equipamentos-fantasma” deixados no oceano pela indústria de pesca estão a dizimar a fauna marinha no Atlântico Sul.

O relatório da Greenpeace contraria um outro relatório publicado há 10 anos, no qual o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) calculavam em 10% a quantidade de plástico proveniente da atividade pesqueira que poluía os oceanos, noticiou a agência Lusa.

O problema ambiental que todos temos de conhecer

Fundadora e atual presidente da APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho – e professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Paula Sobral é especialista em microplásticos e uma voz de liderança no apelo à sensibilização da temática do lixo nos oceanos. É também investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. A professora universitária desenvolve atividades de divulgação, de modo a alertar para a mudança de comportamentos da sociedade na emergência dos problemas causados pelo lixo marinho e microplásticos.

Sociedade Ponto Verde procura ideias para resolver a presença de esferovite nos Oceanos

O Ocean’s Calling surge com o objetivo de incentivar a criação de ideias e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) que apresentem soluções no âmbito das melhores práticas de produção, uso, recolha e reciclagem de embalagens em Poliestireno Expandido e Extrudido (EPS/XPS), de modo a evitar o seu aparecimento no lixo marinho, mais precisamente no Nordeste Oceano Atlântico.

No Mar Egeu, os recifes de coral estão a ser devorados por plástico

A poluição está a criar recifes e corais de plástico no Mar Egeu. Além do plástico, foram encontrados cerca de 300 quilos de velhas redes de pesca. Estima-se que o lixo está no mar desde 2011.

Afinal, para onde vão os plásticos desaparecidos no oceano?

Há uma diferença entre a quantidade de plásticos que vai parar ao oceano e a que fica lá a flutuar. Para explicar este mistério, uma equipa de cientistas traçou a viagem oceânica dos plásticos.

Há muitas vidas nas salinas de Aveiro

Já escrevia o poeta José Carlos Ary dos Santos… “Morro de Amor pelas águas da Ria/ Esta espuma de dor, eu não sabia/ sou moliceiro do teu lodo fecundo/ Sou a Ria de Aveiro, o Sal do mundo”. Também João Nunes da Silva, de 54 anos e fotógrafo de natureza, considera o mesmo. É um apaixonado pela vida de todas as espécies que se relacionam com o sal.

O fotógrafo é natural de Lisboa mas viu nas salinas de Aveiro um mundo para fotografar a biodiversidade, o local é Zona de Protecção Especial e Sítio de Importância Comunitária no âmbito da Rede Natura 2000.

CLIP JUNTA-SE À MAIOR INICIATIVA GLOBAL DE LIMPEZA DE PRAIAS

No âmbito do World Cleanup Day 2019, o CLIP- Oporto International School organiza, este sábado, dia 21 de Setembro, pelas 10h, na Praia Internacional, o Beach Cleanup Day, convidando todos os seus alunos e a comunidade a uma limpeza dos resíduos da praia portuense.

O World Cleanup Day é uma iniciativa global, por um planeta mais limpo, que em 2018 contou com mais de 18 milhões de pessoas, em 157 países, numa “onda verde” de 36 horas de limpeza, à volta do mundo.

AVEIRO

É com areia em vez de pedra que se tenta travar o mar na região

O litoral aveirense é dos mais afetados em Portugal pelo recuo da costa e, depois de décadas de obras de engenharia, tenta-se agora travar o mar com a transposição de areias.
Segundo a investigadora Cristina Bernardes, a areia proveniente do alargamento do Porto de Aveiro e de dragagens na embocadura tem sido colocada nas praias desde a Barra à Costa Nova, medida minimizadora já prevista quando foi feito o prolongamento dos molhes.

"Essa areia é depois mobilizada pelo vento e vai completar as dunas, mantendo o cordão dunar litoral. A barra e a Costa Nova são praias que têm beneficiado muito com essas recargas. Estão bem nutridas e o cordão dunar apresenta boa saúde", diz.
 

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory