AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

PRIMEIRO SISTEMA DE LIMPEZA OCEÂNICA DO MUNDO

Rewatch System 001 lançado com sucesso no Pacífico

Após cinco anos de pesquisa e experiências, o primeiro sistema de limpeza oceânica do mundo foi lançado na Baía de São Francisco.

O sistema encaminha-se agora para ponto intermediário, entre 250 a 350 milhas náuticas no mar, onde será submetido durante duas semanas a testes antes de prosseguir a sua jornada em direcção ao Grande Depósito de Lixo do Pacífico, a 1.200 milhas náuticas da costa, para iniciar a limpeza.

Plástico: o problema dos mares

Will McCallum, responsável pelos oceanos da Greenpeace do Reino Unido, escreveu um livro – Viver Sem Plástico -, onde expõe o problema, mas incide principalmente nas soluções. Aquele que denomina de “guia para mudar o mundo e acabar com a dependência do plástico”, pode ser uma das soluções para este grande problema cuja resolução pode e deve passar por cada um.

EVITANDO O LANÇAMENTO DE LIXO PARA O MAR

Bruxelas quer que navios passem a pagar taxa de resíduos indirecta

Bruxelas quer que os navios passem a pagar uma taxa de resíduos indireta, independentemente da entrega efetiva de lixo. O comissário europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas considera que desta foram se incentiva os navios a entregar o lixo na costa em vez de o lançar para o mar.
Em entrevista ao jornal Público, Karmenu Vella disse que “será exigido a todos os navios que paguem uma taxa (de resíduos) indireta, que deverá ser paga independentemente da entrega, ou seja, dissociada dos volumes de lixo entregues”

FIGUEIRA DA FOZ

Dragagens abastecem Praia da Cova com areia

Novas dragagens deverão arrancar em breve para abastecer a Praia da Cova, a norte do quinto molhe, localidade da freguesia de São Pedro, onde a erosão costeira ameaça a zona residencial. A transferência de areia, da barra e do areal urbano, envolve a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) e a Agência Portuguesa d Ambiente (APA).

A 15 E 16 DE SETEMBRO, COM O APOIO DA APS

Limpar (e catalogar) o lixo marinho em duas praias de Sines

A Câmara Municipal de Sines assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira (15 de setembro - International Coastal Cleanup, apoiado pela Ocean Conservancy) e o Dia Nacional de Limpeza de Praias (16 de setembro), com a 2.ª ação de monitorização “Os suspeitos do costume - Do Rio ao Mar sem Lixo!”, limpando e catalogando os resíduos do areal.

Esta acção decorre de um desafio lançado pelo Programa Bandeira Azul (ABAE) 2018, que visa a elaboração do TOP 10 dos itens mais abundantes e as possíveis origens, análise sobre os seus impactos e reflexão sobre formas de os evitar.

Esclarecimento da APSS sobre dragagens no Sado

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, tem vindo a desenvolver desde 2004 um Plano de Monitorização de Dragagens, onde tem compiladas as várias dragagens realizadas ao longo do tempo, sendo que a última com alguma expressão se verificou há mais de 4 anos, não sendo por isso razoável estabelecer qualquer relação causa-efeito entre as dragagens realizadas e a erosão verificada nas praias. (...)

Marinha participa em acção simbólica de libertação de espécies marinhas no oceano

A Marinha, através da lancha de fiscalização Hidra, participou na libertação de espécies marinhas junto à ilha do Martinhal, numa ação promovida pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no âmbito da abertura do Campeonato do Mundo de Pesca Submarina, em Sagres, no Algarve. Foram libertados 04 Meros.

A ação contou com a participação da Ministra do Mar, do Secretário de Estado do Ambiente e do Secretário de Estado das Pescas.

Resíduos de navios de mercadorias em Leixões diminuíram no 1º semestre

"Os resíduos produzidos em Leixões (Porto), durante o primeiro semestre de 2018, face ao mesmo período de 2017, diminuíram, pelo que o aumento de carga movimentada não significa necessariamente aumento da produção de resíduos associada", avançou à agência Lusa fonte do gabinete de imprensa da APDL.

VÍDEO

Oceanos: vamos ter mais plásticos do que peixe?

Todos os anos são produzidas mais de 300 milhões de toneladas de plástico no mundo e 8 milhões despejadas nos oceanos. Para acabar com esta praga é preciso reciclagem, proibição de sacos e de talheres descartáveis, uso de bactérias e fungos e mudança de hábitos no consumo alimentar. Dois minutos e 59 segundos para explicar a invasão dos plásticos no mundo.

Mais de 900 navios já têm depuradores a bordo

Até 31 de Maio, 983 navios já estavam equipados com depuradores (sistemas de limpeza de gases se escape dos navios, também designados scrubbers), avança a EGCSA,(Exhaust Gas Cleaning Systems Association). No entanto, a mesma associação não acredita que este panorama venha a vingar.

“Embora tenha havido um aumento na procura, e não sendo a capacidade do estaleiro um problema”, outras limitações se podem impor, como a “disponibilidade de experientes nestas instalações”, refere a EGCSA, em comunicado.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory