AGENDA APP em foco Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Ferrovia Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP Clipping CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Candidaturas Bandeira Azul 2021 têm início esta quarta-feira

Esta quarta-feira, 2 de dezembro, inicia-se o período de candidaturas Bandeira Azul 2021, para praias, marinas e embarcações de ecoturismo.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lacustres, a partir do desafio lançado aos gestores de praias, marinas e embarcações para alcançar padrões de excelência num conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

APSS renova certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental

A APSS renovou com sucesso a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental de acordo com os requisitos da norma ISO 14001:2015, atribuída pela Lloyds Register Quality Assurance.

A certificação obtida premeia as preocupações da APSS pela melhoria contínua das boas práticas ambientais e de sustentabilidade a nível portuário e complementa outros estatutos já atribuídos à APSS neste domínio, nomeadamente o de Green Award Port e o de ECOPORT.

Direcção Regional do Mar recolhe lixo marinho e prepara Encontro do Mar

A Direcção Regional do Mar participou sábado, 24 de Outubro, numa limpeza de fundo organizada pelo Clube Naval do Funchal e inserida no programa de actividades de Bandeira Azul do CNF e da Marina do Funchal.

PAULA SOBRAL:

Todo o plástico retirado do mar será sempre uma gota de água no oceano

O plástico que está à superfície – ou seja, aquele que vemos e tanto nos impressiona – representa 1% de todo plástico nos oceanos. Apenas 1%. A esmagadora maioria, 94%, está no fundo e 5%, nas praias.
Continuamos a ter uma imagem demasiado ingénua do que se passa no mar e, para o resolver, só existe uma solução: consumir menos. “Tudo o resto não vai funcionar”, explica à VISÃO a presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.

Resultados do Dia Internacional de Limpeza Costeira 2020

Durante a Semana Internacional de Limpeza Costeira, na qual o Programa Bandeira Azul organizou duas limpezas de praia, foram registadas um total de 177 ações, tendo sido realizadas 160 ACÇÕES DE LIMPEZA em praias, zonas costeiras, margens de rios, ribeiras, lagoas e no fundo do mar, em todo o país, incluindo Açores e Madeira.

Ao longo destas ações participaram 3457 voluntários, contabilizando um total de 376 horas dedicadas à limpeza e recolha de lixo marinho

ÁREA DE ESTUDO NA FIGUEIRA DA FOZ

Projecto liderado pela Universidade de Coimbra garante eficácia de drones low-cost no combate ao lixo marinho

Os primeiros resultados do projecto de investigação “UAS4Litter” indicam que os drones podem ser muito úteis no combate ao lixo marinho, um grave problema ambiental que afecta os oceanos e ecossistemas de todo o planeta.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o projecto teve início em 2018 e é liderado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UC).

Docapesca conclui limpeza da bacia do Porto de Pesca de Sines

A Docapesca concluiu os trabalhos de limpeza e remoção de resíduos dos fundos da bacia do porto de pesca de Sines, tendo sido recolhidos 70 metros cúbicos, na sua maioria artes de pesca e pneus utilizados como defensas em embarcações.

Esta intervenção, com recurso a mergulhadores profissionais, teve como objetivo a melhoria das condições ambientais na área molhada concessionada à Docapesca, na sequência de uma inspeção subaquática.

Retirados 400 quilos de lixo da Baía de Sines e Praia Vasco da Gama

No âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira e também o World Cleanup Day, decorreu uma acção de limpeza na baía de Sines e praia Vasco da Gama. Segundo a organização, foram recolhidos 300 kg de lixo subaquático e 97 kg de lixo na praia Vasco da Gama.

Os mergulhadores retiraram do fundo mar, extintores, pneus, artes de pesca, sacos de plástico, cordas, garrafas de vidro, sapatos, baldes de plástico e máscaras.

Novo projecto quer ajudar as áreas marinhas protegidas de Portugal

Baptizado de BiodivAMP – Desenvolvimento de Ferramentas para a Monitorização e Proteção de Biodiversidade em Áreas Marinhas Protegidas ao longo da Costa Portuguesa, o novo projecto é financiado pelo Fundo Azul, tutelado pelo Ministério do Mar. O objectivo é criar mais ferramentas para que as áreas marinhas protegidas cumpram o papel para que foram criadas, disse à Wilder o coordenador, Gonçalo Silva, que trabalha como investigador no MARE – ISPA.

ICNF-RNES celebra 40 anos de actividade com baptismo de Golfinhos Roazes

O Porto de Setúbal felicita o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/RNES - Reserva Natural do Estuário do Sado que celebrou 40 anos a 1 de Outubro. E saúda a iniciativa de assinalar a data promovendo uma visita à Escola Básica nº 5, em Setúbal, com o objectivo do baptismo das quatro crias de golfinhos roazes corvineiros nascidas no estuário do Sado entre dezembro de 2019 e setembro de 2020.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Setúbal, a nascente

Porto de Setúbal, a nascente
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory