AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

No Mar Egeu, os recifes de coral estão a ser devorados por plástico

A poluição está a criar recifes e corais de plástico no Mar Egeu. Além do plástico, foram encontrados cerca de 300 quilos de velhas redes de pesca. Estima-se que o lixo está no mar desde 2011.

Afinal, para onde vão os plásticos desaparecidos no oceano?

Há uma diferença entre a quantidade de plásticos que vai parar ao oceano e a que fica lá a flutuar. Para explicar este mistério, uma equipa de cientistas traçou a viagem oceânica dos plásticos.

Há muitas vidas nas salinas de Aveiro

Já escrevia o poeta José Carlos Ary dos Santos… “Morro de Amor pelas águas da Ria/ Esta espuma de dor, eu não sabia/ sou moliceiro do teu lodo fecundo/ Sou a Ria de Aveiro, o Sal do mundo”. Também João Nunes da Silva, de 54 anos e fotógrafo de natureza, considera o mesmo. É um apaixonado pela vida de todas as espécies que se relacionam com o sal.

O fotógrafo é natural de Lisboa mas viu nas salinas de Aveiro um mundo para fotografar a biodiversidade, o local é Zona de Protecção Especial e Sítio de Importância Comunitária no âmbito da Rede Natura 2000.

CLIP JUNTA-SE À MAIOR INICIATIVA GLOBAL DE LIMPEZA DE PRAIAS

No âmbito do World Cleanup Day 2019, o CLIP- Oporto International School organiza, este sábado, dia 21 de Setembro, pelas 10h, na Praia Internacional, o Beach Cleanup Day, convidando todos os seus alunos e a comunidade a uma limpeza dos resíduos da praia portuense.

O World Cleanup Day é uma iniciativa global, por um planeta mais limpo, que em 2018 contou com mais de 18 milhões de pessoas, em 157 países, numa “onda verde” de 36 horas de limpeza, à volta do mundo.

AVEIRO

É com areia em vez de pedra que se tenta travar o mar na região

O litoral aveirense é dos mais afetados em Portugal pelo recuo da costa e, depois de décadas de obras de engenharia, tenta-se agora travar o mar com a transposição de areias.
Segundo a investigadora Cristina Bernardes, a areia proveniente do alargamento do Porto de Aveiro e de dragagens na embocadura tem sido colocada nas praias desde a Barra à Costa Nova, medida minimizadora já prevista quando foi feito o prolongamento dos molhes.

"Essa areia é depois mobilizada pelo vento e vai completar as dunas, mantendo o cordão dunar litoral. A barra e a Costa Nova são praias que têm beneficiado muito com essas recargas. Estão bem nutridas e o cordão dunar apresenta boa saúde", diz.
 

Sines assinala o Dia Nacional de Limpeza da Praia

O Dia Nacional de Limpeza de Praia (International Coastal Cleanup), a 21 de setembro, é assinalado pela Câmara Municipal de Sines, com a 2.ª acção de monitorização e limpeza do areal da praia da Costa do Norte, no Canto Mosqueiro.

A acção é apoiada pela Fundação Oceano Azul, pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho, pela Associação Bandeira Azul, pelo GEOTA/Coastwatch, pela APS (Administração dos Portos de Sines e do Algarve) e pela Docapesca.

Uma prancha de beatas (e um filme) para surfar a onda da conservação ambiental

Taylor e Ben já construíram cinco pranchas com milhares de beatas apanhadas nas praias. Em cima delas, andam a entrevistar vários surfistas para um filme que deverão apresentar em 2020.

Organismos gelatinosos: estão a aparecer mais em Portugal e a culpa pode ser do clima

GelAvista é o nome do programa de “ciência cidadã” para monitorizar os organismos gelatinosos na costa portuguesa. Desde 2016, já recebeu mais de 3750 registos e 2019 foi, até agora, o ano em que houve o maior número de avistamentos.

ONU

Crise climática terá consequências dramáticas nos oceanos

Alterações climáticas provocadas pelas atividades humanas terão consequências dramáticas sobre os oceanos e a criosfera, que inclui os glaciares, as calotes polares e solos permanentemente congelados.

RIA DE AVEIRO

Desassoreamento avança para o Lago do Paraíso

Com o fim da época balnear, vai intensificar-se o desassoreamento da Ria de Aveiro, em várias frentes, a Norte e a Sul do Porto de Aveiro. No Lago do Paraíso, em Aveiro, está a ser preparado o espaço para a draga avançar. A operação de desassoreamento da Ria avançou para o Lago do Paraíso, em Aveiro, nas imediações na A25, entre Aveiro e a Gafanha da Nazaré, uma zona do lote Sul, a que também pertencem os trabalhos em curso no Canal de Ílhavo, no âmbito desta operação em desenvolvimento em vários pontos da laguna.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory