AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

MADEIRA

Sector das pescas propõe suspensão da actividade durante o mês de Abril

Os principais operadores do sector das pescas da Região Autónoma da Madeira, armadores, pescadores e empresários da indústria e comercialização, propuseram, por unanimidade, ao secretário Regional de Mar e Pescas a suspensão da actividade durante o mês de Abril.

PORTOS DA POVOAÇÃO E DA RIBEIRA QUENTE

Governo Regional dos Açores impõe limitações à acostagem de embarcações de pesca

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu limitar a acostagem de embarcações de pesca e as descargas de pescado nos portos da Povoação e da Ribeira Quente, na ilha de São Miguel.

Uma portaria publicada em Jornal Oficial determina, face à situação na Região da pandemia de COVID-19, que as embarcações cujos portos de armamento sejam a Povoação e a Ribeira Quente ou aquelas que operem a partir destes portos passam obrigatoriamente a descarregar o pescado capturado apenas no porto da Ribeira Quente.

Mar 2020 prorroga prazos de submissão das candidaturas no âmbito das Estratégias de Desenvolvimento Local

Com o objetivo de mitigar os efeitos decorrentes do COVID 19, o MAR 2020 tem vindo a adotar um conjunto de medidas que visam diminuir os constrangimentos que estão a ser experimentados pelos seus beneficiários. Entre elas, encontra-se a prorrogação dos prazos para a submissão de candidaturas dos anúncios que se encontravam em curso no início da situação de emergência ou a programação de novos anúncios com prazos alargados, que garantam que a instrução dos processos possa decorrer de forma regular.

Preço médio do pescado foi 3,60 euros/kg em Janeiro de 2020. Aumento de 33,3%

O preço médio do pescado descarregado em Janeiro de 2020, variável não resultante das capturas nominais mas sim da valorização das quantidades descarregadas vendidas em lota, foi 3,60 euros/kg, ou seja, um aumento de 33,3% (-26,0% em Dezembro).

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço médio dos peixes marinhos (3,23 euros/kg) apresentou igualmente um aumento de 53,0%, devido à subida de preço de espécies como o biqueirão, cavala, atuns e carapau.

Capturas de pescado em Portugal diminuem 36% em Janeiro de 2020

O volume de capturas de pescado em Portugal, em Janeiro de 2020, diminuiu 36,0% (+13,5% em Dezembro), justificado pela menor captura de peixes marinhos (nomeadamente de biqueirão mas também cavala, carapau e atuns) e de moluscos.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE), às 5.086 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 18.977 mil euros, valor que representou um decréscimo de 15,6% (-15,3% em Dezembro).

COVID-19

Docapesca disponibiliza acesso gratuito ao sistema de leilão online

A Docapesca — Portos e Lotas informa que disponibiliza o acesso gratuito ao sistema de leilão online durante o actual período de pandemia da Covid-19. Pode assim comprar pescado à distância em cinco lotas do País.

“Evite a presença em permanência na bancada de compradores, através do sistema de leilão online, um canal alternativo à tradicional compra em lota, que oferece as seguintes vantagens: permite ao comprador ter acesso a cinco das principais lotas – Matosinhos, Figueira da Foz, Peniche, Sesimbra e Portimão; simples e intuitivo, basta premir uma tecla no computador para comprar; pode visualizar o pescado em venda, através de um sistema de câmaras de vídeo instaladas na lota; o painel de venda online é exactamente igual ao instalado nas lotas; pode visualizar no ecrã e comprar em duas lotas em simultâneo”, realça a Docapesca.

Embarcações de pesca açorianas apenas podem acostar ou descarregar na ilha do seu porto de armamento

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, procedeu à definição da localização dos portos de descarga obrigatória do pescado capturado na Região das embarcações registadas nos portos açorianos que exerçam pesca profissional.

Esta medida foi adotada tendo em conta a situação na Região Autónoma dos Açores relativa à pandemia de COVID-19, tendo sido ouvidos os órgãos locais competentes da Autoridade Marítima Nacional, bem como a Federação das Pescas dos Açores, que se pronunciou favoravelmente, refere nota do executivo regional.

São 33 os concelhos com portos de pesca, locais de desembarque, lotas e abrigos melhorados com o apoio do Mar 2020

Com o apoio do Mar 2020, 112 projetos estão em execução em todo o território nacional. São 33 os concelhos com intervenções em curso, num total de investimento de 69 milhões de euros.

Os principais promotores são a Docapesca Portos e Lotas, S.A., as Secretarias Regionais dos Açores e da Madeira, os Municípios e algumas organizações de produtores da pesca.

IPMA já iniciou estudo sobre stock de sardinha

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anuncia a realização de uma campanha para verificar os stocks de sardinha. Esta campanha científica, designada “PELAGO20”, arrancou a 4 de Março para avaliar biomassa da sardinha e do biqueirão.

Trata-se da habitual campanha acústica de Primavera, sob direção científica do IPMA, para estimativa da abundância dos pequenos pelágicos na costa continental portuguesa, designadamente a sardinha e o biqueirão.

Mar 2020 apoia a produção aquícola

O projeto da empresa Rota Grega, Lda. financiado pelo Mar 2020 constitui um projeto pioneiro no sector, com a produção de sargo. Neste projeto que consiste na criação de uma unidade de produção aquícola, em Olhão, num investimento de mais de 5 milhões de euros, a concluir até final deste ano, a produção eleva-se a 3 mil toneladas em ano cruzeiro, prevendo-se a criação de 50 postos de trabalho.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto do Funchal

Porto do Funchal
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory