AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Governo determinou quotas para frota portuguesa no Atlântico Norte

O Governo determinou as quotas para os navios portugueses de pesca que operam no Atlântico Norte e licenciou onze navios que partem da Gafanha da Nazaré à pesca de bacalhau, cantarilho, raia e verdinho.

Histórias de Jovens Pescadores

David Caçoila, homem do mar desde que se conhece

David Caçoila, 36 anos, casado, um filho, é homem do mar desde que se conhece. Aprendeu com pai a gostar do mar, sobretudo na apanha da alga, em São Martinho do Porto, onde ainda vive. Esta experiência levou-o, com naturalidade, à Marinha, onde foi Mergulhador da Armada Portuguesa durante 3 anos. Ganhou os conhecimentos que lhe permitem hoje ser um profissional do mar.

PORTO DE PESCA COSTEIRA DE AVEIRO

Docapesca avança para nova dragagem na área da lota

A Docapesca abriu um concurso para a dragagem de conservação de fundos do porto de pesca costeira de Aveiro. Vai investir 305 mil euros numa operação que tem como objetivo a melhoria das condições de segurança, navegabilidade e de estacionamento de embarcações neste porto.

Albufeira - intervenção no porto de pesca

A Docapesca - Portos e Lotas efectuou uma intervenção no porto de pesca de Albufeira, que teve como objectivo melhorar as condições para a atracagem de embarcações.
Segundo revela a empresa, encontra-se já concluída a requalificação do sistema de bóias de amarração de embarcações naquele porto algarvio, com capacidade total para 40 barcos. A Docapesca acrescenta que esta intervenção implicou a substituição de todos os pontos de amarração.

Biqueirão também já pode ser pescado à sexta-feira

A DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, desde 8 de Agosto, passou também a ser permitida a pesca de biqueirão (Engraulis encrasicholus) à sexta-feira.

Explica aquela Direcção-Geral que “considerando a evolução das descargas efectuadas desde 1 de Julho último, considera-se poder ser autorizada a captura de biqueirão à sexta-feira”.

REPORTAGEM ESPECIAL SIC

Pescadores do fim do mundo

Cada vez mais indonésios chegam a Portugal para trabalhar no setor da pesca. No ano passado, só nos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, estiveram registados perto de 200 homens. Os armadores dizem que sem eles a frota pesqueira pára.

Mariscadores algarvios:

«No corpo tenho água salgada ao invés de sangue»

É com Francisco Cruz, mariscador profissional algarvio, que entramos nas águas frias e revoltas do Atlântico. Chico, como é conhecido localmente, fala de uma labuta árdua à cata de percebes. “No corpo tenho água salgada ao invés de sangue”, confidencia.

Fileira do Pescado

A FILEIRA DO PESCADO pretende promover e valorizar a qualidade e a sustentabilidade do pescado consumido em Portugal, assumindo-se como um interlocutor privilegiado com as diversas instituições e com o consumidor.

Governo aumenta quota de pesca da sardinha em 1.800 toneladas

 “A biomassa cresceu 24% e nós tomámos a decisão de aumentar a quota em 25%”, afirmou esta quinta-feira a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estimando que este aumento da quota permita “manter a pesca da sardinha até outubro”.
Os dados avançados pela governante, em Peniche, apontam para “um aumento de 1.800 toneladas” de sardinha que os pescadores vão poder pescar a mais do que a quota prevista de 2.181 toneladas, que podiam capturar, a partir do mês de agosto.

LOTAÇOR

A Pesca nos Açores

A Pesca que nos Açores remonta à colonização das ilhas, explora cerca de 80 das mais de 500 espécies marinhas que compõem o ecossistema. Maioritariamente artesanal, os aparelhos de linha e anzol dominam as diversas pescarias.
Aliás, nas águas em torno dos Açores a potencialidade pesqueira é condicionada pela profundidade, fortes correntes e pela natureza e irregularidade do fundo, que dificultam a utilização de artes de pesca. Assim, a pesca praticada pela frota regional é realizada na proximidade das ilhas, nos bancos de pesca e nos montes submarinos que apresentam profundidades menores do que os 1.000 metros.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory