AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Energia dos oceanos

Os nossos mares e oceanos constituem uma enorme fonte de energia renovável, nomeadamente ao longo da orla marítima atlântica. Estão a ser desenvolvidas tecnologias no domínio da energia dos oceanos para explorar o potencial das marés e das ondas, bem como das diferenças de temperatura e da salinidade.
O desenvolvimento deste setor emergente pode contribuir para a realização das metas europeias em matéria de energias renováveis e de redução dos gases com efeito de estufa e, simultaneamente, impulsionar o crescimento económico através da inovação e criar novos postos de trabalho de qualidade.
 

2.ª EDIÇÃO DOS «BAPTISMOS DE MERGULHO» #3 | PORTO DE AVEIRO / CPA

Veja álbum com 100 fotos no FLICKR

A APA - Administração do Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro organizaram, a 17 de Agosto, a segunda sessão de baptismos de mergulho, iniciativa que excedeu as expectativas, com a adesão de várias dezenas de veraneantes.
A exemplo do que aconteceu na jornada inaugural, a 2 de Agosto, os baptismos de mergulho estiveram a cargo da Escola Trilhos d' Água, tendo decorrido durante toda a tarde na Praia Velha (Praia do Farol).

Terceiro álbum com 100 registos fotográficos.

Portugal em exercício de Geminação para uma Parceria de Energia Eólica Offshore

O WavEC Offshore Renewables anuncia que o projecto TWIND, dedicado à área da energia eólica offshore, foi aprovado para financiamento no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE. O projecto é coordenado pelo WavEC e reúne outras três entidades de investigação de renome a nível internacional: Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Offshore Renewable Energy Catapult (Reino Unido) e Universidade Técnica de Delft (Países Baixos).

Porto de Leixões presta apoio logístico na construção de parque eólico flutuante offshore

As embarcações ‘Horizon Artic’ e ‘Connector’, operadas pelo TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões que prestarão apoio ao projecto levado a cabo pela Windplus, foram recebidas e acomodadas pelo Porto de Leixões, que prestou apoio logístico no âmbito do projecto de instalação de um parque eólico flutuante offshore – o processo recorre a plataformas semi-submersíveis situadas na costa norte de Portugal, entre Leixões e Viana do Castelo, a uma profundidade de 85-100 metros e a 18 km da costa.

Projecto SE@PORTS apresentado esta quarta-feira em Leixões

O projecto SE@PORTS, que estuda a integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas em quebra-mares portuários é apresentado esta quarta-feira,12 de Junho, em Leixões.

Governo aprovou aviso-convite para cabo de ligação à central eólica offshore do Windfloat

Foi aprovado, na reunião da Comissão Interministerial de Coordenação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), um aviso-convite para a construção de um cabo submarino de ligação à rede da central eólica offshore do projecto Windfloat na zona piloto de Viana do Castelo, no valor de 30 milhões de euros, informa o Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Destaque para os records obtidos pelo Porto de Aveiro em 2018

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, começamos por destacar os resultados da movimentação de mercadorias no Porto de Aveiro. Os portos do Continente registaram em 2018 um volume total de carga de quase 93 milhões de toneladas, uma quebra de -3,5% face ao ano anterior, refere um relatório da Autoridade de Mobilidade e dos Transportes.
No que diz respeito ao volume global de carga movimentada, apenas os portos de Aveiro e Faro registaram desempenhos positivos. É este o ponto de partida para o programa desta quinzena.
 

PROGRAMA DA CPA CELEBRA 5 ANOS A 20 DE MARÇO

Rádio Voz da Ria assinala a efeméride com uma semana de emissões especiais

O Espaço da Comunidade Portuária de Aveiro comemora cinco anos de emissões radiofónicas na quarta-feira, 20 de Março. Pelas ondas da Rádio Voz da Ria passaram perto de uma centena de programas neste quinquénio.
A estação emissora, que emite em 90.2 FM, assinala a data com uma semana especial de aniversário na qual se procederá à reposição de alguns dos programas emitidos.
A ouvir de 18 a 22 de Março.

PORTO DE AVEIRO

Pás eólicas da RiaBlades são exportadas por via marítima

Construindo pás eólicas que atingem até 74,4 metros de comprimento, a empresa instalada no Parque Empresarial de Soza recorre ao Porto de Aveiro para as exportar.A RiaBlades é uma empresa inserida no grupo multinacional alemão Senvion GmbH, que se dedica à produção de pás eólicas, tanto para o mercado "onshore" como "offshore".
Na região de Aveiro, a RiaBlades destaca-se como um dos maiores empregadores, com mais de 1.300 colaboradores.

Alemanha quer ter 65% da sua energia como eólica offshore até 2030

A Alemanha continua a investir na energia eólica offshore. Prova disso é a lei que o Governo aprovou na semana passada, segundo a qual o país verá a sua capacidade instalada aumentar para 20 GW até 2030, ao contrário do que já tinha sido decidido, 15 GW, segundo o Safety4Sea

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Dia do Porto de Leixões 2010

Dia do Porto de Leixões 2010

Registo de um dos eventos do programa comemorativo do Dia do Porto de Leixões, edição de 2010

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory