AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Porto de Viana acolhe fábrica de produção de conversores de energia de ondas

O Porto de Viana do Castelo vai albergar uma fábrica de produção, montagem, manutenção e reparação de conversores de energia das ondas. Com um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, da responsabilidade da empresa CorPower Ocean, a infraestrutura vai ficar no porto minhoto, pelo menos, até 2024, estando a expansão para instalações definitivas, em Viana do Castelo, planeada para o final do projeto de demonstração a instalar ao largo da praia da Aguçadoura.

ENTREVISTA A PAULO SILVA, EX-DIRECTOR DA RIABLADES

Acho que durante 11 anos e meio contribuí para um mundo melhor

Foi pelas suas mãos que a RiaBlades nasceu, num local onde só havia vinhas e eucaliptais, e foi pela sua orientação que a fábrica acabou por se tornar numa referência internacional. Depois de 11 anos e meio no cargo de Diretor, Paulo Silva deixou a RiaBlades e contou a’O Ponto toda a história de uma das fábricas de maior referência no tecido industrial vaguense.

ENTREVISTA A PAULO LEAL

PRIO com novo projecto para estender a sua área de influência

"A PRIO praticamente nasceu no Porto deAveiro. Somos uma empresa do distrito de Aveiro, pelo que participar no desenvolvimento de uma infra-estrutura tão importante para o distrito como é o Porto de Aveiro é muito importante para a PRIO. Por outro lado, a área geográfica que o Porto de Aveiro serve tem sido muito interessante para o crescimento e solidificação da posição da PRIO no mercado nacional de energia para a mobilidade"

Galp não quer descontos no acesso aos terminais de gás em Espanha

Neste momento, o terminal de gás natural do Porto de Sines tem custos 44% mais baixos do que os portos espanhóis. Madrid pode reduzir essa vantagem para apenas 16% com novas tarifas de acesso.

Não é só a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que está contra a possibilidade de Espanha avançar com a proposta de um desconto máximo de 13,9% nas tarifas de acesso aos terminais de gás natural localizados em território espanhol. Também a Galp foi ouvida na consulta pública levada a cabo pelo regulador espanhol sobre este tema que divide os dois países e colocou-se ao lado da ERSE, contra a ideia de existirem diferentes tarifas dentro do mesmo espaço ibérico, o que pode pôr em causa a concorrência e o funcionamento do mercado ibérico do gás (Mibgas).
 

Veículos movidos a algas marinhas?

Investigadores optimistas com resultados

Embora haja um grande investimento na produção de veículos elétricos, essa não é a solução para todos os meios de transporte. Assim, em alternativa aos combustíveis fósseis, o desenvolvimento de biocombustíveis tem se tornado cada vez mais comum.

Um grupo de investigadores na Dinamarca decidiu usar algas marinhas e macro-algas para produzir biocombustível. As algas são uma opção mais sustentável porque são cultivadas no mar (que ocupa 70% do planeta), não precisando de usar terrenos, água doce, fertilizantes e pesticidas. Além da planta extrair dióxido de carbono da atmosfera (CO2) no seu crescimento, permite um aumento dos benefícios ambientais.

Projecto de hidrogénio verde vai criar mais de mil empregos em Sines

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, revelou que o projeto de instalação de uma fábrica de hidrogénio verde em Sines, no distrito de Setúbal, vai permitir criar mais de mil postos de trabalho até 2030. “A transição energética no Complexo de Sines não implicará uma redução líquida do número de postos de trabalho, mas um aumento do número líquido de postos de trabalho. O projeto do hidrogénio é uma grande oportunidade industrial e de emprego para o país e o saldo é claramente positivo que implicará a criação de mais de mil postos de trabalho”, afirmou.

Porto de Sines estreia-se em operações de bancas com gás natural

O Porto de Sines junta mais uma estreia às suas conquistas. No porto alentejano realizou-se, dia 29 de fevereiro, o primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL), efetuado em Portugal Continental. A draga "SCHELDT RIVER" inaugurou este tipo de operações, demonstrando a capacidade desta infraestrutura portuária em se adaptar às necessidades dos seus clientes.

ASM desenvolve tecnologias de flutuabilidade inovadoras

A A. Silva Matos (ASM), empresa do ramo da metalomecânica, alcançou avanços importantes no desenvolvimento de tecnologias de flutuabilidade para 4000 metros de profundidade, suportando uma pressão de sensivelmente 400bar.

O projeto Deepfloat, que juntou entidades do sistema científico e da Marinha, procurou criar soluções para a execução de trabalhos marítimos que não se encontram facilmente disponíveis.

MATOS FERNANDES:

Hidrogénio verde arranca em 2021

Já foi assumido como uma das prioridades do Governo em matéria de energia para os próximos anos, e na quarta-feira o Ministro do Ambiente voltou a reforçar a ideia no Parlamento. Segundo Matos Fernandes, o Executivo quer arrancar “no início do próximo ano com o projeto de produção de hidrogénio verde à escala industrial”.

Siemens constrói maior «tomada eléctrica» para navios da Alemanha

O porto de Kiel, na Alemanha, adjudicou à Siemens a construção de um sistema de fornecimento de energia em terra para navios, o maior projeto da Alemanha nesta área até hoje. Com uma potência de 16 MVA, a solução Siharbor permite, pela primeira vez, o fornecimento de energia “verde” certificada a dois navios, em simultâneo, o que reduzirá as emissões anuais de CO2 em mais de 8 mil toneladas.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Ponta Delgada

Porto de Ponta Delgada
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory