AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

NABO MARTINS (APAT):

«Desmaterialização é imprescindível para a nossa futura vida logística»

Obstáculos serão vários mas o caminho continuará a ser trilhado com sucesso – «Trata-se de um desafio para todos. Pode, como em tudo na vida, haver alguma resistência à mudança, podendo haver actores que resistirão mais do que outros. Por isso é essencial a comissão: esta será a locomotiva deste processo. Todos os actores irão, mais facilmente, atrás de uma entidade que está legislada, regulamentada e devidamente credenciada para levar este processo adiante, enquanto que, se isto fosse apenas assente em algum voluntarismo inorgânico ou menos estruturado, as resistências seriam, eventualmente, maiores e a evolução mais lenta», considera António Nabo Martins.

A necessidade de aumentar a distância social estimula a robotização logística

A automação e a robotização na sociedade viverão um crescimento mais acentuado no sector da logística nos próximos anos, com o objectivo de, entre outros, manter a distância de segurança em armazéns e centros de trabalho.

Esta é a conclusão de várias empresas de tecnologia que garantem que a robótica permite realizar tarefas pesadas de ‘intermediação’ que evitam o contacto físico e facilitam o trabalho dos operadores. Se a tendência já estiver consolidada nos últimos anos, a crise sanitária acelerará e estimulará uma maior implementação destas equipas e soluções.

Os desafios do «booking online» e da impressão 3D para o transporte marítimo

O "booking online" para cargas marítimas e a impressão 3D são dois dos grandes desafios que o director-geral da MSC Portugal identifica para o sector. Marco Vale não tem dúvidas que os barcos autónomos também serão, a prazo, uma realidade.

MSC apoia projecto de construção de embarcação autónoma da ENIDH

O Departamento de Engenharia Marítima (DEM) da ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique) vai voltar a contar com o apoio da MSC para mais um projecto inovador. Trata-se, desta vez, da construção de uma embarcação autónoma com controlo remoto para as suas investigações científicas.

DE QUINTA A SÁBADO

Porto de Aveiro e CPA presentes na TECHDAYS AVEIRO 2019

Tem início esta quinta-feira, dia 10, prolongando-se até sábado, a 5ª edição do TECHDAYS, um evento dedicado à tecnologia e inovação, que procura estabelecer-se como um acontecimento de referência a nível nacional.
O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro marcam presença no evento, sendo "Silver Sponsors" desta edição. Em destaque a Janela Única Logística e o projecto 5G para a ferrovia.

O transporte autónomo ainda é um tema dúbio

“Nunca veremos navios de carga comerciais trans-oceânicos totalmente autónomos” escreve o Comandante David Dubay, Professor de Direito Internacional no The Maritime Executive, que não acredita em embarcações totalmente autónomas. Segundo o comandante este sistema servirá apenas para situações muito limitadas.

As mudanças no sector portuário: Um olhar sobre os Smart Ports

Sabe o que são Smart Ports? Sabe o que é necessário para que um porto se torne smart? Kris Kosmala, um dos maiores especialistas mundiais na área dos portos inteligentes, esclarece algumas dúvidas e refere que o processo de escolha da melhor estrutura a aplicar para tornar um porto smart, requer muito pensamento crítico de modo a tomar a melhor decisão, seguindo depois as melhores soluções tecnológicas.

Transporte marítimo de carga pode triplicar até 2050

A procura mundial de transporte deverá triplicar até 2050, de acordo com projecções do Transport Outlook 2019 do Fórum Internacional do Transporte (ITF, no acrónimo em inglês), uma organização de reflexão sobre políticas de transporte que reúne 60 países junto da OCDE. E nesse contexto, o transporte marítimo continuará a ser o principal modo de transporte das mercadorias, à semelhança do que já ocorre actualmente.

Impressão a 3D pode «reinventar radicalmente a produção e a logística»

Um programa sectorial conjunto entre a Autoridade Portuária Marítima de Singapura (MPA) e a sociedade classificadora DNV GL foi recentemente anunciado. Trata-se de um programa conjunto que consistirá no exame de peças produzidas pelas impressoras de 3D, que poderá ajudar a indústria a cortar custos e interrupções.

O programa, que funciona com dez empresas associadas da Singapore Shipping Association (SSA), tem como objectivo lançar uma lista de peças comumente solicitadas que são viáveis para impressão 3D com ou sem certificação.

OCEANIX CITY

A cidade flutuante que a ONU quer construir

O famoso estúdio de arquitectura Bjarke Ingels Group (BIG) projectou para a ONU um conceito de cidade flutuante capaz de resistir a desastres naturais como enchentes, tsunamis e furacões. Composta por um conjunto de plataformas hexagonais atracadas no fundo do oceano, a cidade pode acolher 10.000 habitantes e possui instalações para produzir a sua própria energia.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Varandas | Maria de Fátima Caeiro

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory