AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

DE QUINTA A SÁBADO

Porto de Aveiro e CPA presentes na TECHDAYS AVEIRO 2019

Tem início esta quinta-feira, dia 10, prolongando-se até sábado, a 5ª edição do TECHDAYS, um evento dedicado à tecnologia e inovação, que procura estabelecer-se como um acontecimento de referência a nível nacional.
O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro marcam presença no evento, sendo "Silver Sponsors" desta edição. Em destaque a Janela Única Logística e o projecto 5G para a ferrovia.

O transporte autónomo ainda é um tema dúbio

“Nunca veremos navios de carga comerciais trans-oceânicos totalmente autónomos” escreve o Comandante David Dubay, Professor de Direito Internacional no The Maritime Executive, que não acredita em embarcações totalmente autónomas. Segundo o comandante este sistema servirá apenas para situações muito limitadas.

As mudanças no sector portuário: Um olhar sobre os Smart Ports

Sabe o que são Smart Ports? Sabe o que é necessário para que um porto se torne smart? Kris Kosmala, um dos maiores especialistas mundiais na área dos portos inteligentes, esclarece algumas dúvidas e refere que o processo de escolha da melhor estrutura a aplicar para tornar um porto smart, requer muito pensamento crítico de modo a tomar a melhor decisão, seguindo depois as melhores soluções tecnológicas.

Transporte marítimo de carga pode triplicar até 2050

A procura mundial de transporte deverá triplicar até 2050, de acordo com projecções do Transport Outlook 2019 do Fórum Internacional do Transporte (ITF, no acrónimo em inglês), uma organização de reflexão sobre políticas de transporte que reúne 60 países junto da OCDE. E nesse contexto, o transporte marítimo continuará a ser o principal modo de transporte das mercadorias, à semelhança do que já ocorre actualmente.

Impressão a 3D pode «reinventar radicalmente a produção e a logística»

Um programa sectorial conjunto entre a Autoridade Portuária Marítima de Singapura (MPA) e a sociedade classificadora DNV GL foi recentemente anunciado. Trata-se de um programa conjunto que consistirá no exame de peças produzidas pelas impressoras de 3D, que poderá ajudar a indústria a cortar custos e interrupções.

O programa, que funciona com dez empresas associadas da Singapore Shipping Association (SSA), tem como objectivo lançar uma lista de peças comumente solicitadas que são viáveis para impressão 3D com ou sem certificação.

OCEANIX CITY

A cidade flutuante que a ONU quer construir

O famoso estúdio de arquitectura Bjarke Ingels Group (BIG) projectou para a ONU um conceito de cidade flutuante capaz de resistir a desastres naturais como enchentes, tsunamis e furacões. Composta por um conjunto de plataformas hexagonais atracadas no fundo do oceano, a cidade pode acolher 10.000 habitantes e possui instalações para produzir a sua própria energia.

Viver debaixo de água será uma realidade em breve?

Este é o projecto de uma espectacular cidade flutuante com “arranha-céus subaquáticos” desenhada pelo arquiteto belga Vincent Callebaut para a baía do Rio de Janeiro (Brasil). O projecto, que está ainda a ser desenvolvido, deverá ter capacidade para 20.000 pessoas.

A futura “Aequorea” terá cinco ilhas independentes e autossuficientes que contarão com arranha-céus invertidos com 250 andares que serão construídos até mil metros abaixo da água. O projeto prevê a existência de casas, hotéis, centros comerciais e áreas de lazer.

UE atribuiu 5 milhões de euros para dois navios a células de hidrogénio

A União Europeia (UE), através do programa Horizonte 2020 e no âmbito do The Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), concedeu 5 milhões de euros ao projecto Flagships para apoiar a construção de dois navios comerciais operados a células de hidrogénio, com zero emissões, que deverão estar operacionais durante 2021.

Cerca de 600 mil contentores terão rastreadores em 2025

A empresa de consultoria marítima SeaIntelligence prevê que o rastreamento de contentores em tempo real se torne, a muito breve trecho, uma tecnologia padrão no seio do Shipping: cerca de 600 mil contentores deverão estar já equipados com esta tecnologia por volta do ano de 2025.

OBJECTIVO: Testar soluções digitais para terminais de contentores

Sines integra projecto «iTerminals 4.0»

A 27 de Junho decorreu a reunião de lançamento do projecto ‘iTerminals 4.0’, que fomenta a missão da aplicação das tecnologias da indústria 4.0 rumo à digitalização dos terminais portuários de contentores. O projecto conta com o financiamento do Programa Connecting Europe Facility da Comissão Europeia; a sua aplicação contará com a coordenação da entidade espanhola Fundación Valenciaport. Sines integra a iniciativa.

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Luz do Oceano - Porto de Peniche

Luz do Oceano - Porto de Peniche

Foto de DMA

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory