Ambiente

Praia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines renovam Bandeira Azul

A praia sob gestão da Administração dos Portos de Sines e do Algarve tem vindo a ser galardoada com a Bandeira Azul desde 2007, de forma ininterrupta.

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou dia 20 de maio a atribuição da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio de Sines, infraestruturas geridas pela APS, que têm vindo a ser distinguidos com este galardão de forma ininterrupta desde 2007 e 2008, respetivamente. A atribuição deste galardão comprova o comprometimento da APS com a proteção do meio ambiente e com um desenvolvimento sustentável das atividades económicas geridas por esta autoridade portuária.

A Bandeira Azul é concedida a praias ou infraestruturas que obedeçam a um conjunto de requisitos não só ambientais, mas também de segurança e bem-estar dos utentes, tanto a nível da informação disponível como no que respeita a ações de sensibilização ambiental.

Este ano, tendo em conta as circunstancias extraordinárias que enfrentamos, além do cumprimento dos Critérios Bandeira Azul foi igualmente previsto um Critério Excecional COVID-19, que se prende com a necessidade de as praias/marinas/embarcações galardoadas terem que assegurar o cumprimento das regras extraordinárias estabelecidas para o seu espaço pelas entidades nacionais e regionais competentes, no que diz respeito ao combate à Pandemia COVID 19.

Em 2020, o tema escolhido pela Associação Bandeira Azul da Europa foi “BEM-ESTAR é um Lugar à Beira Mar”, ao qual foram acrescentadas duas outras temáticas, tendo em conta o contexto pandémico que vivemos - “O Mar Começa Aqui–O Mar Começa em Ti!” e “De volta ao Mar, com Atitude de Mudar”. Com estes temas, a Associação Bandeira Azul pretende chamar a atenção para a
necessidade, urgente, de uma mudança de atitude em relação ao mar, à natureza; proteger o ecossistema marinho depende de cada um de nós; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente é uma prioridade.