AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA Energia VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Equipa FEUP/INESC TEC brilha no Campeonato Mundial de Veleiros Robóticos

Uma equipa de estudantes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC conquistou dois títulos no Campeonato Mundial de Veleiros Robóticos, que decorreu em Brest (França).

A participação da equipa portuguesa fez-se com dois veleiros autónomos, que acabaram por sagrar-se vencedores na categoria de “Student’s sailboat”, recebendo por isso o “École Navale Endurance Special Award”. Além do já conhecido e premiado veleiro FASt, a equipa FEUP/INESC TEC acrescentou à sua frota um novo veleiro de dimensões reduzidas, numa competição que contou com a presença de oito equipas provenientes de vários países da Europa (Alemanha, Reino Unido, Finlândia, Espanha, França e Portugal).

Os veleiros da equipa nacional competiram com outras seis embarcações, tendo confirmado o bom desempenho já demonstrado em edições anteriores, apesar das condições meteorológicas adversas encontradas durante a semana em que decorreu a competição. Para a obtenção destes resultados foram determinantes capacidades como a endurance, a precisão de navegação e a capacidade de deteção de obstáculos. Recorde-se que o FASt havia já arrecadado o título de campeão mundial na edição anterior desta competição, que decorreu em Cardiff, em setembro de 2012.

O FASt foi desenvolvido no âmbito de um projeto extra-curricular de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP, iniciado em 2007. Mais recentemente o veleiro tem sido trabalhado no âmbito da atividade da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC. O caráter multidisciplinar deste projeto tem contribuído de forma muito positiva para o envolvimento de estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, que têm colaborado ativamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos diversos sistemas que o veleiro contém. No seguimento desta atividade, foi recentemente desenvolvido o novo veleiro autónomo que participou nesta competição, resultado da adaptação de um pequeno veleiro comercial rádio-comandado.

Com capacidade para velejar de forma completamente autónoma e com um consumo reduzido de energia, os veleiros autónomos constituem plataformas não tripuladas capazes de cumprir missões programadas e de reagir a variadas condições ambientais, podendo transportar um leque variado de sensores e permitindo assegurar uma presença no oceano durante longos períodos de tempo. A atividade recente da equipa FEUP/INESC TEC tem contado com a colaboração da Marinha Portuguesa através do seu Centro de Investigação Naval (CINAV) e da Escola Naval, que têm também em curso projetos neste domínio.

FONTE




Data: 2013-10-07
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory