AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA Energia VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

POR VÍTOR CALDEIRINHA

Porto de Setúbal: Capacidade disponível para contentores na região de Lisboa

Setúbal é já hoje uma alternativa construída com capacidade disponível para as próximos décadas na região de Lisboa, que o Governo não tem esquecido de mencionar como alternativa e incluiu no PETI para investimento nos acessos. Uma alternativa real e com crescente utilização, com cada vez mais contentores e linhas de navegação.

Este ano pode atingir os 100 mil contentores equivalentes (TEU). Quando se considera a oferta portuária disponível na região de Lisboa para o Shortsea de contentores, deve ser considerada a oferta do porto de Setúbal. Por vezes verifica-se o lapso de não considerar toda a oferta existente na região. Por vezes por desconhecimento.

Mas não a considerar, é desconsiderar um dos maiores terminais de contentores existentes no país, construídos com um investimento reduzido, com apoios comunitários, que ainda tem imensa capacidade até cerca de 500 mil Contentores, podendo servir a região de Lisboa nas próximas décadas no Shortsea shipping. Não a considerar, pode levar a erros de cálculo nas capacidades de oferta da região e nos mercados alvo, ou pode mesmo levar a custos desnecessários para os clientes e cadeias logísticas.

Pode levar a conclusões erradas no encaminhamento das mercadorias, com custos logísticos ou de espera a mais para as cargas ou a investimentos não devidamente rentabilizados. É um investimento publico low cost de que importa ver maximizada a sua utilização e rentabilização.

Não a considerar é ignorar a vasta e simples capacidade de expansão low cost até 2,5 milhões de contentores para Shortsea. É muito importante ter um terminal fundado a -15m com um custo de apenas de 25 milhões com capacidade para movimentar 500 mil contentores no Shortsea. O custo da Infraestrutura por contentor é uma questão fundamental à eficiência dos portos Shortsea. Daqui a sua importância crescente. Outra será a maximização do seu uso. E os clientes que experimentam o porto de Setúbal estão em geral muito satisfeitos. Vale a pena experimentar.

Apesar das barreiras psicológicas que a serra da Arrábida pode trazer ao esconder o porto de Setúbal, um porto que está a apenas 30 km da capital portuguesa, novas cadeias logísticas têm vindo a conhecer com entusiasmo o porto de Setúbal e o seu terminal de contentores com um serviço de excelência, onde a comunidade e os trabalhadores portuários têm objectivos comuns de estabilidade e produtividade, visando o crescimento, desenvolvimento económico e emprego na região.

fonte




Data: 2014-06-09
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Setúbal

Porto de Setúbal
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory