AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA Energia VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Primeira cátedra Jean Monnet sobre o mar arranca em Portugal

Vai arrancar em Fevereiro, em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa (UNL), a única Cátedra Jean Monnet dedicada ao mar em toda a Europa, designada «Oceânide», e que ficará sob a responsabilidade da professora catedrática daquela instituição, Regina Salvador. A docente foi, aliás, a principal responsável pela candidatura da UNL a esta cátedra, atribuída por um período de três anos, eventualmente renováveis.

Parcialmente financiada pelo programa Erasmus e com participação também da UNL, esta cátedra dedicada ao mar é especialmente vocacionada para matérias europeias e abrangerá duas disciplinas: Política Marítima Integrada (PMI) da União Europeia, por um lado, e Economia Marítima e Crescimento Azul na União Europeia (UE), por outro.

A primeira contempla capítulos como História Marítima da Europa, Geografia dos Oceanos e Mares Europeus, Sectores Marítimos na UE, Relações Internacionais (dimensão marítima e geo-estratégica), PMI, Políticas relacionadas com a PMI, Impacto da PMI em Portugal, entre outros.

A segunda, abrange capítulos como Economia Marítima Europeia e Economia Marítima Mundial, Estratégias de Crescimento Azul, Regiões e Estados Membros Marítimos, Estratégias para Bacias Marítimas da UE, Estratégia para a Bacia do Atlântico, Clusters Marítimos na UE e outros que coincidem com capítulos da disciplina anterior (sectores marítimos, PMI e efeito em Portugal).

Além das duas disciplinas, a cátedra inclui outro tipo de iniciativas, a começar pelas conferências (pelo menos uma de abertura e outra de encerramento, no final dos três anos) e seminários, com a presença de personalidades relacionadas com os temas marítimos. Entre os nomes que já terão confirmado a sua presença em iniciativas da cátedra (palestras, conferências, seminários, workshops…) contam-se Jorge Braga Macedo, Tiago Pitta e Cunha, António Nogueira Leite, Abel Simões e André Ventura.

Esta cátedra contempla também três projectos de investigação: duas teses de doutoramento e uma de mestrado. Uma das teses de doutoramento incidirá sobre a relação da pesca com o emprego (será um estudo económico de algumas comunidades piscatórias portuguesas, como Olhão, Peniche, Gafanha da Nazaré e Rabo de Peixe, com inquéritos realizados a partir de uma matriz do INE). A outra incidirá sobre o tema das cidades portuárias inteligentes em Portugal (Lisboa, Sines, Matosinhos) e sua comparação com cidades portuárias inteligentes do arco atlântico (talvez Vigo, Hamburgo e Roterdão). A tese de mestrado, ainda a confirmar, abordará o tema dos critérios de eficácia nos portos, com o objectivo de propôr uma uniformização dos seus processos de avaliação de eficiência na UE.

Já os workshops deverão tratar de temas como o turismo costeiro, as smart cities ou o ordenamento do espaço costeiro português. A criação de um site e, eventualmente, o lançamento de um livro, estão no horizonte de Regina Salvador, bem como a candidatura à criação de um Centro de Excelência, igualmente prevista no contexto da cátedra Jean Monnet, “talvez daqui a um ano ou ano e meio, se tudo correr bem entretanto, até porque a cátedra já contempla todas as valências de um centro de excelência”, esclareceu-nos a responsável.

Também estão previstos mestrados exclusivos para alunos de países da CPLP, pelo sistema de e-learning, no âmbito de um acordo entre a UNL e a Escola Náutica Infante D. Henrique, e ministrar cursos ou sessões de formação profissional em empresas ou entidades públicas, visando conferir competências sobre matérias relacionadas com a PMI e a economia marítima europeia.

Para a sua concretização, a cátedra deverá ter um mínimo de cinco inscrições e, neste caso, está previsto um limite aproximado de 25. Embora estivesse aberta preferencialmente a alunos da UNL, no momento em que escrevemos, em que ainda não abriram as inscrições, não está fechada a possibilidade de ser aberta a alunos de outras instituições académicas.

Com enfoque nas matérias relacionadas com a PMI, a «Oceânide», que presta homenagem às três mil filhas mitológicas de Oceano e Tétis, pretende ser um contributo para o conhecimento desta política e dos seus efeitos na economia da UE, através de aulas, desenvolvimento de teses científicas e formação junto dos sectores público e privado. Afinal, a Europa está rodeada por dois oceanos e cinco mares, tem cerca de 70 mil Km de costa e 575 ilhas (362 das quais com mais de 50 habitantes) e a acessibilidade marítima é um aspecto chave da sua geografia. Além disso, a economia marítima da UE emprega cerca de 5,4 milhões de pessoas e gera aproximadamente 500 biliões de euros de Valor Acrescentado Bruto.

Regina Salvador participou em programas de investigação e como perita junto das Nações Unidas em questões ambientais e socio-económicas relacinadas com os oceanos, é licenciada em Economia, mestre em Economia Europeia e doutorada em Geografia e Planeamento Territorial (UNL) e Economia (London School of Economics). Trabalhou ainda na Comissão Europeia (DG Trade) e integrou o Comité Económico e Social da UE.

fonte




Data: 2018-01-02
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory