AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Ano Novo traz promessa de mais records nas exportações

No mercado "Portugal" há fruta e legumes, roupas e sapatos, máquinas, combustíveis ou automóveis. Clientes não lhe faltam. Só em outubro, as vendas para o estrangeiro aumentaram 11,8%, somando 5000 milhões de euros. Nos primeiros 10 meses de 2017 ultrapassaram os 45 mil milhões, mais 4,4 mil milhões (+10,8%) que no mesmo período de 2016. Se não houver surpresas, o ano irá fechar com exportações de bens na casa dos 55 mil milhões. Sem contar os serviços. Com o turismo somado passará dos 43% do PIB.

E a meta para os próximos anos está traçada: até 2025, as exportações nacionais terão de valer 50% do PIB. Governo e empresas estão em sintonia e acreditam que a missão será cumprida. E que 2018 vai ajudar às contas. "Confio que, se não existirem surpresas, as exportações, a par com o investimento, vão continuar a ser o motor que vai puxar pela economia", adianta ao DN/Dinheiro Vivo Paulo Nunes de Almeida, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

E já sabe onde apostar todas as fichas. "Acho que o crescimento vai centrar-se nos setores da metalomecânica, têxtil e vestuário, calçado, agroalimentar e mobiliário. No fundo, são os setores em que Portugal tem demonstrado uma capacidade competitiva acrescida nos últimos anos. E também não podemos esquecer a parte dos serviços, que hoje já assume fatia muito importante no peso das exportações, com o turismo à cabeça."

Os últimos dados do INE confirmam os prognósticos. A metalurgia e metalomecânica está a bater recordes. Em outubro, o volume de exportações foi o terceiro maior de sempre, perto de 1500 milhões de euros. O setor terá terminado o ano com vendas para o estrangeiro superiores a 16 mil milhões. O vestuário segue a mesma tendência. Os empressários estimam que 2017 terá sido o melhor ano de sempre, com as exportações a ultrapassarem os 5,2 mil milhões de euros. Na cortiça, que já em 2016 tinha batido recordes, as vendas para o exterior terão ficado muito próximas dos mil milhões de euros.

Para o presidente da AEP, o céu só não é o limite porque este ainda não faz importações. "Acreditamos que, a médio prazo, a intensidade exportadora poderá mesmo atingir 50% do PIB. É um desafio grande mas também é um desígnio que mobiliza todos, desde as associações empresariais até às próprias empresas, que estão hoje muito vocacionadas para os mercados internacionais. E as perspetivas para a economia mundial levam-nos a acreditar que 2018 vai ser um bom ano", vaticina. Por cá as empresas que queiram dar o salto já terão ao dispor os anunciados 600 milhões da Linha Capitalizar Exportação.

fonte














Data: 2018-01-08
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Expresso das Ilhas atracando no Porto Pipas, Ilha Terceira

Mais detalhes aqui

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory