AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Unidades de Investigação de áreas marinhas classificadas, quase todas, com «Excelente»

Já são conhecidos os resultados da Avaliação e Financiamento Plurianual de Unidades de I&D para o período 2020-2023: do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), o Centro I&D OKeanos – Universidade dos Acores (Okeanos-UAc), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA UALG) apenas este último recebeu classificação de “Muito bom”, os restantes receberam “Excelente”.

Os resultados, provisórios pois poderão ser contestados até 31 de Julho, são a base para os financiamentos que as demais unidades de investigação irão receber. Pelo que este processo, iniciado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) em 2017, reveste-se de bastante importância para a prossecução dos trabalhos desenvolvidos pelos centros.

A avaliação, baseada em critérios como mérito, qualidade, relevância e nível da internacionalização da actividade científica realizada, assim como mérito científico da equipa de investigadores e a adequação de objectivos, estratégia, plano de actividades e organização, realiza-se tendo em conta o período anterior de cinco anos.

E na mesma, levada a cabo por cinco avaliadores (Beatriz Morales-Nin, Erlend Moksness, Fiona Tomas Nash, Ionan Marigomez e Javier Ruiz), pode concluir-se que a contratação de pessoal e investigadores, obtenção de mais material de trabalho e uma maior colaboração entre os membros, desenvolvendo o potencial sinergético, são solução.

O relatório da avaliação destaca aspectos positivos e negativos das unidades de I&D. Em muitas unidades a maioria dos investigadores doutorados realizou actividades inovadoras, de reconhecido mérito e qualidade internacional, sendo apreciado o entusiasmo e dedicação dos investigadores, em particular entre os estudantes de doutoramento e jovens pós-doutorados. No entanto, os investigadores/docentes em instituições de ensino superior têm cargas lectivas excessivas (9 horas ou até 12 horas semanais de aulas) que, no entender dos avaliadores, dificulta a actividade de produção científica mais eficiente.

Os projecto possuem interessantes grupos de investigação, relevantes para a sociedade, e com um nível simpático de transferência de conhecimento, tanto a nível nacional, como internacional, atraindo estudantes estrangeiros e contribuindo para o desenvolvimento não só de Portugal, como de outros países.

Na sequência da avaliação, apenas serão financiados os laboratórios que tiveram a classificação de “Bom”, “Muito Bom” e “Excelente”, que são 88% do universo avaliado no seu todo. Assim, são quase 300 os laboratórios de investigação científica que receberão um total de cerca de 400 milhões de euros entre 2020 e 2023, ao abrigo do financiamento plurianual proposto pela FCT.

fonte









Data: 2019-07-04
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 A ponte é uma passagem para a outra margem

A ponte é uma passagem para a outra margem
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory