AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

Governo Regional garante «solução intermédia» para Porto das Flores até fim do ano

O Governo dos Açores garante que uma “solução intermédia” para resolver o problema no porto das Lajes das Flores, destruído pela passagem do furacão “Lorenzo” no início de outubro, avançará até final do ano.

“Estamos em condições de avançar com o plano de intervenção no porto das Lajes das Flores, após aprovação do Orçamento do Estado, mas, entretanto, a Portos dos Açores não desiste e já tem a previsão de apresentação de um projeto, de uma solução intermédia, até ao final deste ano”, declarou a secretária regional com a tutela das Obras Públicas, Ana Cunha.

A governante falava na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, no segundo dia de discussão em torno do Plano e Orçamento dos Açores para 2020.

A “mãe natureza”, reconheceu Ana Cunha, “tem sido madrasta” com os portos nos Açores, mas no caso das Flores o executivo “já assumiu a necessidade de avançar rapidamente com a empreitada” que “permita retomar a operacionalidade do porto e melhorar o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, de uma forma mais regular e com maior capacidade”.

Já na terça-feira, o presidente do executivo regional, Vasco Cordeiro, tinha garantido que, se as condições meteorológicas o permitirem, haverá em breve novidades sobre que navio poderá abastecer as Flores, sendo este agora o “objetivo prioritário”, quase dois meses após a passagem do furacão “Lorenzo”.

“O objetivo prioritário do Governo [Regional] é normalizar a situação de abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo. Resolvida esta parte, é a partir daí que tudo se normaliza”, declarou o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro.

Cordeiro espera que esta semana fiquem concluídos trabalhos no porto das Lajes das Flores, destruído com a intempérie, para perceber que área acostável ficará disponível e, a partir daí, analisar que tipo de navio se vai contratar e que comprimento e carga poderá este ter.

“Será em função dos dados que resultem deste trabalho que é possível avaliar que navio é que pode operar ali”, acrescentou o governante, que diz que somente após edital do capitão do Porto da Horta se poderá avançar para a fase seguinte.

Durante a passagem do “Lorenzo” pelos Açores, em outubro, foram registadas 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas.

O furacão causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, estimando-se que o prejuízo registado possa ascender, neste caso em concreto, a mais de 190 milhões de euros.

No total, o mau tempo provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros no arquipélago, segundo o Governo Regional dos Açores, sendo que o Governo da República irá assumir 85% desse valor.

fonte









Data: 2019-11-29
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Setúbal, a nascente

Porto de Setúbal, a nascente
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory