AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

CONSELHO DE TRANSPORTES DA UNIÃO EUROPEIA

Trio de Presidências assina declaração conjunta para cooperação no sector dos transportes

O Trio de Presidências do Conselho de Transportes da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia - inicia-se a 1 de julho de 2020 com o lema “Juntar forças para uma mobilidade sustentável, inovadora, resiliente e acessível”.

Esta terça-feira, na videoconferência inaugural, os três ministros assinaram uma declaração conjunta, que será a base para a cooperação no setor dos transportes nos próximos dezoito meses. Para além de tópicos sobre como lidar com a crise do coronavirus, lições aprendidas e consequente recuperação, a questão principal do Trio de Presidências é a mobilidade sustentável e inovadora. Em relação ao Pacto Ecológico Europeu, o Trio está comprometido em colocar uma maior ênfase na inovação, contribuindo desta forma para uma recuperação económica e sustentável. A este respeito, apoiar o alargamento do mercado e a facilidade de uso de combustíveis alternativos será uma das prioridades.

O Ministro português, Pedro Nuno Santos, sublinhou a importância da ferrovia como o modo de transporte do futuro. “Irá ajudar-nos a atingir uma melhor conectividade em toda a Europa, enquanto protegemos o ambiente a lutamos contra as alterações climáticas. Aguardo com expectativa trabalhar com os nossos amigos alemães e eslovenos nos próximos dezoito meses – trabalhar juntos num sistema de transportes mais sustentável, inovador, resiliente e acessível, para melhor ligar pessoas e negócios em todas as áreas geográficas da União.”

O ministro Federal Alemão, Andreas Scheuer, disse: “Nos próximos dezoito meses, iremos formar uma equipa forte com Portugal e Eslovénia. Juntos, iremos lançar um verdadeiro impulso inovador para uma mobilidade sustentável. Particularmente, atribuímos grande importância ao reforço do transporte ferroviário. Neste setor, conseguimos atingir imenso ao interligar mobilidade e digitalização. O sistema de acoplamento automático a nível europeu permitiria, por si só, a uma enorme poupança de tempo e a uma maior flexibilidade.”


Para o ministro Esloveno, Jernej Vrtovec, “A prioridade principal para a Eslovénia é tornar a mobilidade mais ecológica e facilitar o transporte transfronteiriço dentro da UE e com os países nossos vizinhos, especialmente com os países dos Balcãs Ocidentais. Neste âmbito, a Eslovénia irá focar-se na mobilidade elétrica, na facilitação do transporte transfronteiriço entre os Balcãs Ocidentais e a UE, na revisão da regulamentação dos TEN-T e naturalmente iremos ter em conta outros dossiers no domínio da mobilidade sustentável, inteligente e ecológica, da aviação, da ferrovia, etc. e, evidentemente, medidas relativas ao COVID-19, conforme necessário”. O Ministro das Infraestruturas Jernej Vrtovec também destacou a declaração do Trio que aborda a prioridade principal da UE e dos três países e servirá como uma orientação comum para as presidências no próximo ano e meio.
 









Data: 2020-06-24
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Portos da CPLP reunidos em Cabo Verde

Portos da CPLP reunidos em Cabo Verde

Cidade de S. Vicente, Cabo Verde, 30 de Setembro/1 de Outubro de 2010

Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory