AGENDA APP em foco Clipping Notícias GEO OPINIÃO Cruzeiros Desporto LAZER Ambiente
Fotos Pescas Blogs Facebook Twitter Slideshare YouTube ARTE Áudio DOSSIERS
  • PORTAL APP | 26 Dossiers disponíveis | COM MAIS DE 1000 NOTÍCIAS
  • PORTAL APP - 5.216 notícias publicadas até 24.10.2012 e integralmente disponíveis
  • APP no TWITTER: http://twitter.com/portosportugal
  • APP no FACEBOOK: http://www.facebook.com/portosdeportugal
  • APP no YOUTUBE: http://www.youtube.com/portosdeportugal
Utilidades APLOP Newsletters MediaMar EDUCARE Biblos Museus História Prémios Associativismo
CONTACTOS SOBRE A APP CIÊNCIA FUTURO Energia Remoção Lista POL. PRIVACIDADE VÍDEOSREGISTAR-SELOGIN

HOJE, EM CIUDAD RODRIGO, COM A PRESENÇA DOS PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ

V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León

Realiza-se hoje, terça-feira, 15 de Janeiro, no Palacio de Montarco, em Ciudad Rodrigo (Espanha), o V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León.

Esta Comunidade é dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e pela Junta de Castilla y León (JCYL).

CONSULTE A AGENDA DOS TRABALHOS

Com início previsto para as 09:30, a reunião tem como principal objectivo efectuar um balanço das principais iniciativas de cooperação levadas a cabo nos últimos dois anos, com posterior detalhe das perspectivas futuras tendentes à concretização de novos projectos.

Do grupo de trabalho fazem parte um conjunto muito diversificado de entidades, face às areas de actividades abrangidas pelo programa de cooperação promovido pelas duas regiões (Transportes e Logística, Turismo e Património, Inovação e Economia, Promoção e Desenvolvimento Social). Da região Centro, no âmbito do sector dos transportes, estarão presentes representantes do Porto de Aveiro (APA), do Porto da Figueira da Foz (APFF) e da REFER.

Sobre a Comunidade de Trabalho Região Centro – Castilla y León

No sequência de contactos que se foram estabelecendo de forma regular entre a Comissão de Coordenação da Região Centro e a Junta de Castilla y León, foi assinada, em Coimbra, no dia 29 de Maio de 1990, uma Declaração Conjunta através da qual se formalizou o início das relações institucionais entre as duas regiões.
Em 3 de Março de 1995, em Valladolid, foi assinado entre a Junta de Castilla y León e a Comissão de Coordenação da Região Centro o Protocolo Constitutivo da Comunidade de Trabalho Castilla y León – Região Centro de Portugal.

No dia 18 de Novembro de 2008, em Viseu, no âmbito do IIIº Plenário da Comunidade de Trabalho, foi assinado novo Protocolo, com o objectivo de adequar a Comunidade de Trabalho à Convenção de Valência e à nova realidade das duas regiões, da Europa e do mundo. Além do balanço dos projectos de cooperação realizados entre 2006 e 2008 e das perspectivas de cooperação para 2009-2010, o evento serviu também para fazer a apresentação das principais propostas de trabalho para o Projecto MIT- Mobilidade, Inovação e Território.

Mobilidade, Inovação e Território

O Projecto MIT, enquadrado na nova dinâmica de cooperação transfronteiriça entre as duas regiões, assenta na valorização das redes de transporte portuárias, ferroviárias e rodoviárias que atravessam as duas regiões (Portos de Aveiro e Figueira da Foz, A25, IP3 e Linha da Beira Alta, com as respectivas ligações em Espanha/Castilla y León), fazendo a ligação entre Portugal e a Europa.

O principal objectivo do Projecto é aproveitar estes recursos para atrair novas actividades económicas (novos pólos industriais), fortalecer as cidades e os serviços nelas prestados (desde logo Aveiro, Viseu, Figueira da Foz, Coimbra, Guarda, Salamanca, Valladolid e Burgos), promover o turismo (da natureza, cultural, gastronómico) e criar redes de instituições em diferentes sectores que nas duas regiões partilham os mesmos interesses e objectivos (por exemplo, na área da inovação e desenvolvimento tecnológico - as universidades e os institutos politécnicos - ou no ambiente e do desenvolvimento sustentável).

Nova dinâmica entre as duas regiões

O objectivo estratégico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da Junta de Castilla y León passa por “introduzir uma nova dinâmica de cooperação transfronteiriça” entre as duas regiões que representam, tendo em conta a programação 2007-2013, através de uma acção que assente num “projecto âncora” que polarize o processo de cooperação bilateral.

PARA SABER MAIS

COM: NOVA GUARDA
 




Data: 2011-02-15
Autor:

 vídeo

APP lança vídeo “Journey to the center of the world”

 Poesia pelo Porto de Leixões

 

 APP pelo Facebook

 Consulte os dossiers do Portal APP

 NRP Sagres Volta ao Mundo 2010

 Se calha a sorte para a Armada…

 A Ver Navios

 Inauguração do novo Cais de Cruzeiros do Porto de Leixões

 Paquete Infante D. Henrique

 Arte xávega ou companhas das artes – Praia de Mira

 Nautilus Minerals - ROV Drill MINING

 Pesca artesanal valorizada em Sesimbra (1)

 Nova marina no Porto de Lisboa

 Funchal 500 Tall Ships Regatta – La Bamba

 Filatelia - Farol do Cabo Espichel

 Porto de Aveiro visto do céu

 APP no slide.com

 APP no SLIDESHARE

 APP no FACEBOOK

 Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães

Porto de Aveiro - Por Paulo Magalhães
Associação dos Portos de Portugal © 2010 - Design & Programação by Idea Factory