Antena 5 Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Prémios 

Terminal de Cruzeiros de Lisboa vence Prémio Valmor 2017

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa, da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, venceu o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura para o ano de 2017, um dos mais importantes prémios de arquitetura em Portugal.

Para além do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o júri, também distinguiu como vencedor o edifício Sede EDP, do atelier Aires Mateus, e atribuiu quatro menções honrosas.

Os prémios foram entregues quinta-feira, dia 11 de abril, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que considera os projetos “de qualidade ímpar”, e salienta o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, por se tratar de “um projeto construído em frente a um bairro histórico e não se ter registado uma única crítica”.

Receberam o prémio, o arquiteto Carrilho da Graça, a Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, e Luís Miguel Sousa, em representação da LCP – Lisbon Cruise Port.

É com muito orgulho que a APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., recebe este prémio que prova que o Terminal de Cruzeiros de Lisboa é uma obra que honra a arquitetura portuguesa, que estabelece a união entre a cidade e o rio de forma harmoniosa, importante para o turismo e para a cidade, e que posiciona Lisboa entre os portos mais bem servidos no que a atividade de cruzeiros diz respeito.

Segundo informação da Câmara Municipal de Lisboa, os projetos vencedores ficam em exposição no Centro de Informação Urbana de Lisboa até 30 de abril e podem ser vistos de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00, sendo a entrada livre.

O Município informa ainda que durante o mês de abril serão realizadas conferências e visitas às obras distinguidas, com acompanhamento dos autores, sendo a participação também gratuita.

No que diz respeito ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a conferência realiza-se no dia 22 de abril às 18h30 com o arquiteto Carrilho da Graça, e as visitas ao Terminal realizam-se dia 27 de abril às 10h00 e às 11h30, com represente do atelier Carrilho da Graça.

mais detalhes