Antena 5 Sistema de Lupa activo | Voltar vista normal
Pescas 

Governo dos Ašores promove estudo sobre as pescas

O Governo dos Açores está a desenvolver um estudo social e económico do setor das pescas no arquipélago para conhecer com rigor a realidade e dimensão da comunidade piscatória e da frota regional.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, declarou aos jornalistas, no final de uma audição parlamentar, que existiam estatísticas que apontavam para cerca de 3.000 pescadores nos Açores, mas as várias entidades que apuram estes números não cruzam dados, estimando o governante que sejam entre 2.400 e 2.600 estes profissionais.

“A Direção Regional das Pescas está a verificar [com base no estudo] tudo isso: quem são os pescadores, os não marítimos que vão muitas vezes para o mar sem habilitações. Está-se a fazer uma revisão geral de toda esta atividade e os últimos números apontam para 2.400 a 2.600 pescadores”.

O titular da pasta do Mar apontou que está a surgir uma “nova realidade nos Açores”, revelando que, em algumas ilhas onde havia a convicção de que haviam muitos pescadores, “começa a haver algumas dificuldades de tripulantes” para as embarcações de pesca.

 

fonte